A Secretaria Estadual de Saúde (SES) sediou, na tarde desta quinta-feira (21.03), o Seminário Preparatório para a 9ª Conferência Estadual de Saúde. O encontro, realizado em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco (CES/PE), busca debater o cenário das políticas públicas na perspectiva neoliberal mundial e os reflexos dos financiamentos da saúde, além de trazer um panorama dos movimentos em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A programação acontece no auditório da SES, no bairro do Bongi, no Recife. 

"A programação montada para o Seminário Preparatório é bastante importante, uma vez que tem o objetivo de mobilizar nossos esforços para a manutenção do Sistema Único de Saúde e superar as atuais dificuldades que o País enfrenta", pontuou o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, durante a solenidade de abertura. 

Com transmissão por videoconferência para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), o seminário busca democratizar o debate sobre o tema da 9ª Conferência, que este ano traz o mote “Saúde não é favor. É direito! Pernambuco em defesa do SUS. Democracia para garantir as conquistas com participação popular”. Os palestrantes confirmados para a programação do dia 21 de março são os pesquisadores Pedro Miguel (FioCruz/PE), Adriana Falângola (UFPE) e Itamar Lages (UPE).

Programação

13h30 – 13h50 - Mesa de Abertura : SES e CES | Apresentação do evento e acolhimento dos participantes

13h50 –14h50 - Exposição das políticas públicas na perspectiva neoliberal mundial (Palestrante: Pedro Miguel – FioCruz) | Discussão das implicações relacionadas ao subfinaciamento da saúde e a implantação da EC em 2019 (Adriana Falângola– UFPE) | Apresentação do panorama dos movimentos sociais e controle social na atualidade com destaque para a participação da sociedade na saúde em defesa do SUS (Itamar Lages – UPE)

14h50 – 17h - Debate com os palestrantes e o público