A XII Gerência Regional de Saúde (Geres) lançou, nesta semana, a 9ª edição da Revista XII Regional de Saúde de Pernambuco. Com o aumento das arboviroses - dengue, zika e chikungunya - em destaque, o periódico, que tem publicação trimestral, aborda, entre diversos assuntos, a importância da educação permanente no Sistema Único de Saúde (SUS) e a Síndrome de Burnout. A publicação está disponível no anexo abaixo. 

"A saúde pública não vive apenas de Covid-19. Continuamos a dar atenção a outras situações, as quais, além de continuarem em circulação, podem ter sofrido interferência da pandemia. O Aedes aegypti é um exemplo disso. O ciclo das arboviroses não é anual. Geralmente, a cada quatro, cinco ou seis anos temos grandes surtos. O último que tivemos data do final de 2015 para o início de 2016 e foi bem traumático. Nele conhecemos os efeitos da microcefalia que atingiu milhares de crianças no mundo como resultado do zika vírus. A nona edição da Revista também traz a experiência do município de Timbaúba, colaboração de nossa equipe de residentes em Saúde Pública, fala da CIES (Comissões de Integração Ensino-Serviço), de como as vacinas são fabricadas, da história de nossa primeira produção audiovisual e como a literatura retrata as epidemias", pontua a gerente da XII Geres, Daniele Uchôa, no Editorial da Revista. 

É importante relembrar que a Revista da XII Regional de Saúde de Pernambuco é uma construção conjunta da XII Geres junto às equipes dos municípios da região e tem o objetivo de divulgar as experiências, avanços e temáticas de interesse dos 10 municípios da Regional.Â