Profissionais das áreas técnicas das secretarias executivas de Regulação em Saúde (SERS) e Atenção à Saúde (SEAS) participaram, na tarde dessa quarta-feira (06.11), de oficina de contralização da rede complementar pactuada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O grupo se reuniu com a médica sanistarista Márcia Amaral, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-secretaria executiva do Ministério da Saúde. A especialista esteve na sede da SES, no Recife, à convite da SERS para prestar consultoria sobre o assunto. 

"Nesse primeiro momento, nosso objetivo é trocar ideias e experiências, pensando em estratégias para um plano de intervenção de melhorias na execução e reguralização dos nossos contratos", pontuou o secretário executivo de Regulação em Saúde, Giliate Coelho Neto. A médica sanitarista conversou com a equipe sobre as particularidades e desafios da contratualização na Saúde. "O contrato é muito mais do que um acerto entre as partes. É um elemento estratégico para induzir diversos modelos de gestão", pontuou Márcia Amaral. 

A Secretaria Executiva de Regulação em Saúde regula o fluxo entre necessidade, demanda e oferta das ações e serviços de saúde. Outra função é subsidiar os processos de elaboração, implantação e implementação de normas, instrumentos e métodos necessários ao fortalecimento da função regulatória na gestão do SUS/PE. Dentro das atribuições desta secretaria ainda estão promover e acompanhar os processos de municipalização das ações e serviços de saúde; e apoiar os processos de acompanhamento dos pactos firmados entre a esfera estadual com os municípios, no âmbito da saúde.