Na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, entidades de saúde de todo o país se mobilizam para marcar o Dia Nacional de Doação de Órgãos. Para marcar a data, assim como o Setembro Verde, mês que busca conscientizar a população para esse ato de solidariedade, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) realizará programação científica, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), nesta sexta-feira (23/09) e neste sábado (24/09). As capacitações são voltadas para profissionais da área da saúde.

Na sexta (23), das 19h30 às 21h30, será realizado o ‘Fórum sobre morte encefálica: da criança ao idoso’. A capacitação, voltada para médicos e enfermeiros atuantes em UTIs, SR (sala de recuperação) e emergência, além de profissionais da Central Estadual de Transplantes (CET), Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), acontecerá no auditório do Cremepe, no Espinheiro, Zona Norte do Recife.

Já no sábado (24), também no auditório do Cremepe, haverá um curso de capacitação para determinação da morte encefálica. O encontro, das 9h às 18h, é voltado para médicos com experiência de, no mínimo, um ano em cuidados com pacientes em coma.

Capacitar os profissionais da saúde para acolher as famílias dos potenciais doadores e qualificar o conhecimento sobre a morte encefálica é um dos principais pilares da atuação da Central de Transplantes de Pernambuco. "Preparar os profissionais para o diagnóstico adequado da morte encefálica e para tirar todas as dúvidas dos familiares sobre este processo é fundamental para que o transplante ocorra. Precisamos entender que, neste momento de dor que é a perda de um ente querido, a equipe deve estar bem preparada para auxiliar a família a compreender a importância da doação de órgãos", pontua a coordenadora da Central, Noemy Gomes.

Desde 2017, quando o Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou os critérios de diagnóstico da morte encefálica, a CT-PE tem atuado constantemente para capacitar os profissionais sobre as novas diretrizes.

PROGRAMAÇÃO - Na terça (27), pela manhã, a Central de Transplantes marcará presença no Simpósio sobre o Setembro Verde promovido pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Já pela tarde, a coordenadora da CT-PE ministrará palestra na programação dedicada ao tema realizada pelo Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP).

Encerrando a programação, na quarta-feira (28/09), a partir das 20h, a Central participa de live nas redes sociais do Cremepe. O encontro online terá como tema 'Cuidados paliativos e doação de órgãos: mitos e verdades'.

Ao longo do mês, as equipes das unidades vinculadas à rede estadual de saúde também realizaram ações de conscientização sobre o transplante e a doação de órgãos.

DADOS - Entre janeiro e agosto de 2022, Pernambuco realizou 900 transplantes de órgãos e tecidos, 9,4% a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram efetuados 823 transplantes. Este ano, foram realizados 414 transplantes de córnea, seguido de rim (205), medula óssea (186), fígado (61), coração (23), valva (8) e rim/pâncreas (3). Neste período, 98 famílias não autorizaram as doações de órgãos, o que significa 50% dos motivos da não efetivação das doações.

De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), na análise até junho deste ano, Pernambuco ocupa o primeiro lugar no Norte e Nordeste no número de procedimentos de rim, coração e pâncreas. 

Atualmente, 2.617 pacientes aguardam por um órgão ou tecido em Pernambuco. A maior fila é por rim (1.430), seguida de córnea (978), fígado (150), medula óssea (20), rim/pâncreas (25) e coração (14).