Seis integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital Mestre Vitalino (HMV) estão participando de um curso promovido pela Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) desde a última quarta (15.03), seguindo até esta quinta-feira (16.03). A formação tem como objetivo capacitar os profissionais envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos. O público alvo são enfermeiros e médicos que trabalham nas OPO e nas Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT).
 
A programação do curso passa pelas temáticas da evolução de transplantes e doação em Pernambuco, critérios de detecção e seleção de potenciais doadores, processo de captação de órgãos (meios de preservação e transporte), diagnósticos neurológicos de morte, logística do processo de doação, critérios de distribuição de órgãos e tecidos, aspectos éticos e legais e entrevista familiar.
 
“Esse curso vai ajudar as equipes a desempenharem um trabalho de excelência, oferecendo aos pacientes que estão na lista de espera por um transplante, a oportunidade de continuarem vivendo”, explica a coordenadora da OPO no HMV, Ana Karla Costa. As aulas estão sendo realizadas na Agência de Cursos, no Recife.