Inaugurado no final de março para apoiar o Hospital da Restauração e ajudar a desafogar a maior emergência do Norte e Nordeste, o Hospital de Retaguarda em Neurologia (antiga maternidade Santa Lúcia), localizado no bairro do Prado, na zona Oeste do Recife, já está funcionando com sua plena capacidade. A unidade conta com 85 leitos, sendo 10 de UTI. Na manhã desta segunda-feira (06/06), o secretário estadual de Saúde, André Longo, visitou a unidade para conferir os serviços ofertados à população. Também estiveram presentes técnicos da SES-PE; o presidente da Fundação de Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), Domingos Cruz, e o superintendente geral da instituição, Samuel Gomes, além do corpo diretivo e funcionários da unidade.

“O Hospital de Retaguarda em Neurologia já é uma realidade na rede de saúde de Pernambuco, cumprindo uma importante função como retaguarda para o Hospital da Restauração na área de neurologia, que é responsável por uma parte considerável dos atendimentos no HR. E, aqui pudemos atestar que o HRN tem contribuído decisivamente para diminuir a pressão sobre o HR com um alto nível de qualidade na assistência”, destacou o secretário André Longo. 

Incorporado à rede estadual de Saúde após requisição administrativa, o Governo do Estado investiu R$ 2,3 milhões para colocar o HRN em funcionamento. Ao todo, desde a inauguração, a unidade já admitiu 341 pacientes e vem recebendo, diariamente, novos usuários encaminhados tanto pelo HR, como pelo Hospital Pelópidas Silveira. 186 funcionários atuam no serviço. 

“Estamos girando nossa ocupação da UTI desde a sua abertura em 100% dos leitos, e a enfermaria em torno de 80%. Para atender nossos pacientes, contamos com uma equipe multidisciplinar que tem técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos neurologistas, médicos clínicos, entre outros. O Hospital de Retaguarda em Neurologia chega com o intuito de acolher os pacientes do HR, e com isso apoiar o Estado. Estamos à inteira disposição da população para melhor atendê-los e receber nossos pacientes e tratá-los aqui na unidade”, disse o diretor do HRN, Pedro Correia.

Foto: Miva Filho / SES-PE