Com a queda nos indicadores e de solicitações de internação em Araripina, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (19/08), que o Hospital e Maternidade Santa Maria terá 20 leitos de terapia intensiva adulto, antes voltados para pacientes com Covid-19, reconvertidos para UTI Geral. Atualmente, a unidade de saúde conta com 60 leitos de UTI Adulto, sendo os 20 reconvertidos e outros 40 que irão permanecer dedicados a pacientes com o novo coronavírus. Além disso, o serviço possui os primeiros dez leitos de UTI neonatais do Araripe, inaugurados no mês de maio.

“Montamos uma ampla rede de saúde para o enfrentamento da Covid-19 em todas as regiões pernambucanas. Com a queda no número de casos, estamos adaptando os serviços para receber pacientes de outras patologias, qualificando a assistência. A reconversão desses leitos de UTI no Santa Maria irá evitar o deslocamento dos pacientes para outras regiões, permitindo o acompanhamento com a mesma qualidade e estrutura de outros polos de saúde”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo, que acompanhou o governador na visita ao Araripe.

Paulo Câmara anunciou ainda a cessão de um imóvel localizado em Araripina para que o Instituto Social das Medianeiras da Paz implante o Centro de Oncologia do Sertão. Um levantamento realizado pelo próprio Instituto mostrou que 600 pacientes do Sertão do Araripe precisam se deslocar para outros centros urbanos para receber assistência oncológica. A criação do espaço vai garantir toda a linha de cuidado, com diagnóstico e tratamento.

Foto: Heudes Regis/SEI