Aconteceu na última terça-feira (05/12), no auditório da XI Gerência Regional de Saúde, o Colegiado de Regulação Regional com o objetivo de discutir os problemas evidenciados ao longo do processo de Regulação.

No encontro, foram abordados temas ccomo as ações regulatórias a partir da Atenção Básica; a atuação dos Reguladores enquanto fomentadores, articuladores e integradores das Unidades de Saúde, bem como sobre as atribuições do regulador, operador da CRA; apresentação dos protocolos de acesso das especialidades ofertadas pela UPAE, exames de imagem e consultas especializadas dos hospitais de Recife, na busca de viabilizar o acesso aos serviços de saúde, promovendo a equidade e integralidade da assistência.

Tivemos como mediadores Drª Karla Millene Cantarelli (Gerente da XI Geres), Dr. Clovis Carvalho e Dra. Silvane Brandão (médicos reguladores), a coordenadora do Planejamento e Regulação,  Meire Daniel, a Apoiadora Inst. De Regulação ambulatorial, Cida Alves, e ainda Brena Paixão e Vinicius Monteiro, ambos acadêmicos internos do curso de Medicina de Serra Talhada.

Convidados: Flavia Petti (Coordenadora Geral da UPAE) e equipe de coordenação de recepção da UPAE ( Isnalda carvalho e Katarina Alves); Lindaura Magalhães (Coordenadora de Regulação do HOSPAM); Contamos com as presenças dos Secretários de Saúde dos municípios da regional com suas respectivas equipe.

A sistematização das contribuições decorrentes do debate sobre o processo de Regulação Regional propôs alternativas para a utilização em tempo oportuno das ofertas, tanto de consultas especializadas como dos exames de imagem com o intuito de identificar as causas do absenteísmo, gerando possibilidades de intervenção frente a esse problema, envolvendo a Atenção Básica e o TFD, fortalecendo o trabalho de Regulação para que juntos, possam minimizar os problemas elencados e discutidos.