Pela segunda vez esta semana, Pernambuco recebe imunizantes da Coronavac/Butantan para reforçar a campanha de vacinação contra a Covid-19. As 114.120 doses chegaram no voo que aterrissou às 10h desta sexta-feira (13.08) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre. Os insumos já estão na sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), onde serão separados por município, para entrega às Gerências Regionais de Saúde (Geres) a partir da madrugada do sábado (14.08). 

“Recebemos várias remessas de vacinas nessas últimas semanas, permitindo avançar mais na nossa campanha de imunização. Sempre que chega um novo lote, as cotas são imediatamente encaminhadas a todos os municípios. Mas é preciso que cada gestor esteja atento, reservando imunizantes suficientes para garantir a aplicação da segunda dose na população das suas cidades”, afirmou o governador Paulo Câmara. 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou que as vacinas seguirão imediatamente para os municípios, com doses para primeira e segunda aplicações, garantindo o esquema completo do indivíduo. “Assim como o lote entregue ao Estado na última terça, os imunizantes vão ampliar o número de vacinados por faixa etária”, complementou. 

Do total de doses recebidas hoje, 920 fazem parte de uma doação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde, essas vacinas servirão à imunização do grupo estabelecido no contrato celebrado entre a CONMEBOL e a empresa doadora. A lista nominal será enviada aos Estados, para destinar as doses contratadas ao grupo definido. As demais doses poderão ser utilizadas para vacinação da população. 

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 8.164.100 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.781.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.806.080 da Coronavac/Butantan, 1.404.000 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.