Com o slogan Tuberculose tem cura!, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com as secretarias municipais, realiza a Campanha Estadual de Combate à Tuberculose. A ação do Dia D será no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) nesta quinta-feira (17.11), das 8h às 12h, para alertar a população sobre a doença. Na data haverá atividades educativas para divulgar e orientar sobre os sinais e sintomas da tuberculose.  
 
Anualmente, são registrados em média, 4,5 mil novos casos no Estado, com 408 mortes em 2015.  Em Pernambuco, a tuberculose faz parte do elenco das doenças trabalhadas pelo Programa de Enfrentamento da Doenças Negligenciadas - Sanar, onde 15 municípios são considerados prioritários para essa doença: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo, Camaragibe, Ipojuca, Escada, Vitoria, Caruaru, Petrolina, Abreu e Lima, Igarassu, Carpina e Goiana. Pernambuco ocupa, atualmente, o quarto lugar no Brasil em taxa de incidência de tuberculose (49,6/100 mil habitantes em 2015) e o segundo lugar em mortalidade (4,4/100 mil habitantes). Habitualmente vinculada à pobreza e a condições insalubres, a tuberculose continua sendo a doença infecciosa mais letal do mundo e a que mais mata pessoas vivendo com Aids, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. 
 
 
A iniciativa do Dia D é do Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose formado pelo Programa Estadual de Combate à Tuberculose, Coordenações dos Programas de Controle da Tuberculose dos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, Secretaria Estadual de Ressocialização (seres) e Distrito Sanitário Especial  Indígena de Pernambuco, além de diversas representações da sociedade civil.
 
Doença - A tuberculose, doença curável e com tratamento gratuito, afeta principalmente, os pulmões  existindo também na forma extrapulmonar (não contagiosa): ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras, sendo transmitida pelo bacilo de Koch. A forma pulmonar bacilífera (contagiosa) é a mais relevante em saúde pública por ser a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão, A busca ativa do sintomático respiratório constitui-se na principal estratégia de controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares. Sintomas clássicos da tuberculose pulmonar: tosse persistente, febre vespertina, sudorese  noturna, falta de apetite  e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar um serviço de saúde mais próximo para a avaliação clínica  e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média  seis meses, é gratuito.