A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) deu início, nesta terça-feira (11/02), às ações do Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água de Carros-Pipa (Água Pura). Durante todo o dia, agentes da Apevisa, em parceria com vigilâncias sanitárias municipais, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Exército e Codecipe, montaram barreiras de fiscalização no Trevo da BR-232 com PE-180 (Estrada para São Bento do Una), em Belo Jardim-PE.
 
“Estamos fortalecendo as ações de vigilância sanitária relacionadas à inspeção, rastreamento e monitoramento da qualidade da água fornecida por carros-pipa, visando garantir a segurança e qualidade da água ofertado à população. Com esse controle, podemos evitar uma série de agravos à saúde, principalmente, as doenças de veiculação hídrica”, explica o Gerente-Geral da Apevisa, Jaime Brito.
 
A água destinada ao consumo humano, quando não ofertada em quantidade suficiente e de boa qualidade, representa o principal veículo de transmissão de doenças como as diarréias, cólera, hepatites virais, dentre outras. A disponibilidade de água potável é a medida mais eficaz na prevenção dessas doenças, mas nem todas as comunidades têm acesso à água tratada. Algumas utilizam água proveniente de barreiros, cisternas, açudes e poços sem o tratamento adequado.
 
Em 2012, Pernambuco apresentou os piores índices pluviométricos dos últimos 40 anos, com ausência de chuvas na maioria dos municípios do Estado. A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica em uma determinada região por um longo período de tempo. Em Pernambuco esse fenômeno tem influenciado na redução da oferta de água em seus reservatórios de abastecimento, gerando intermitência ou interrupção no fornecimento de água à população.
 
Atualmente, o estado de Pernambuco possui 128 municípios em Situação de Emergência pela Seca 2012/2013, envolvendo municípios da Mesorregião do Sertão (40,6%), Agreste (48,6%) e Zona da Mata (10,9%) atingindo 1.427.681 habitantes. Essa situação tem elevado a ocorrência de casos, surtos e óbitos por Doenças Diarreicas Agudas (DDA) na população, dentre outras consequências.
 
No período compreendido entre 12 de maio e 10 de agosto de 2013, a DDA em Pernambuco apresentou-se em zona epidêmica, ou seja, com valores acima do esperado. Esse comportamento foi observado em 46% dos 185 municípios do Estado, sendo estes então priorizados para monitoramento da adoção das medidas de prevenção e controle.
Conteúdo Relacionado