Em comemoração ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária, celebrado no dia 5 de agosto, a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) realizou, nessa segunda-feira (19.08), o I Encontro de Vigilância Sanitária 2019. Com o tema "Vigilância Sanitária: Perspectivas, tendências e desafios", o evento reuniu profissionais do órgão estadual e de vigilâncias sanitárias municipais com o objetivo de atualizar os participantes sobre as principais informações na área.

Na programação, os técnicos conferiram palestras da ex-diretora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) Maria Cecília Diniz Brito, que ministrou o debate 'Vigilância Sanitária: Perspectivas, tendências e desafios', e do secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Maurício Cruz, que comandou a palestra 'Implantação da Gestão da Qualidade: Integração nos processos em busca da excelência'.

"O debate trouxe muitas informações sobre áreas da Vigilância Sanitária que ainda têm muitas lacunas, motivando o grupo sobre a temática. Na pauta, discutimos desde os desafios, pesquisas e ações modernas aplicadas à área, como a importância da gestão de qualidade em vigilância sanitária como uma ferramenta exitosa para o desenvolvimento dos serviços", pontua o gerente geral da Apevisa, Josemaryson Bezerra.

A DATA -  O dia 5 de agosto marca a comemoração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária, marco importante na proteção à saúde das pessoas. A data coincide com o nascimento do médico Oswaldo Cruz, ícone da história da saúde no Brasil.