A Vigilância Sanitária do município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, recebeu, na manhã desta segunda-feira (28/01), um treinamento técnico da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). A capacitação tratou das inspeções em distribuidoras de medicamentos, cosméticos, saneantes e outros produtos para saúde. De acordo com os moldes definidos na Lei 8080/90, a fiscalização dessas categorias passou a ser de responsabilidade dos municípios. 

"O principal objetivo da capacitação foi repassar aos técnicos informações em relação à legislação pertinente a esse segmento. Foi um momento proveitoso para que eles esclarecessem seus questionamentos sobre o assunto", pontua o gerente geral da Apevisa, Josemaryson Bezerra. 

A expectativa, segundo a Apevisa, é que a partir de fevereiro as distribuidoras que fornecem os produtos para o município já sejam totalmente inspecionadas pela Vigilância Sanitária de Jaboatão dos Guararapes. 

Na Região Metropolitana, Recife, Olinda e Paulista são algumas das cidades que já se apropriaram da fiscalização. "Nesse processo, que é gradativo, fazemos inspeções conjuntas até o município se empoderar totalmente da técnica de inspeção", ressalta Bezerra.