Como já é tradição, o Programa Estadual de IST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde (SES) está mobilizado durante o desfile do Galo da Madrugada para levar prevenção aos foliões. Ao todo, estão sendo distribuídos mais de 360 mil preservativos masculinos, além de 60 mil sachês de gel lubrificante. As foliãs que desejarem ainda poderão optar pelo preservativo feminino.
 
“Carnaval é um momento de alegria e descontração, mas o público não pode esquecer da camisinha nas relações sexuais. Todos os anos estamos no Galo para dar esse lembrete, que é essencial para evitar casos novos de HIV, sífilis, hepatites e outras infecções. O público também precisa saber que mandamos preservativos durante todo o ano para que todos os municípios façam suas ações”, reforça a gerente do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids/Hepatites Virais), Camila Dantas.
 
A gerente ressalta que, após comportamento de risco, a população tem à disposição a profilaxia pós-exposição, disponível na urgência 24h do Hospital Correia Picanço, no qual a situação será avaliada. O público também pode fazer testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C nos postos de saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), presentes em 33 municípios do Estado.