No primeiro semestre de 2021, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox-PE) registrou 2.210 ocorrências envolvendo intoxicações exógenas e acidentes com animais peçonhentos. O quantitativo é 10% maior do que o mesmo período de 2020, com 2.002 casos.

No topo do ranking dos atendimentos que são feitos pelo CIATox, pelo  0800.722.6001, estão os envenenamentos com animais peçonhentos (escorpiões e serpentes), que totalizaram 992 (45% do total). Desses, 493 envolviam escorpiões.

"Mais da metade dos envenenamentos envolvem crianças, que precisam ser encaminhadas para um serviço de referência que disponha do soro antiescorpiônico, onde deverão permanecer em observação por um período de 24 horas,e se necessário, após criteriosa avaliação, será aplicado o soro. A equipe do CIATox informa à população onde buscar o atendimento, além de prestar orientação aos profissionais de saúde sobre o manejo clínico relacionado aos acidentes na faixa etária pediátrica. Para os demais públicos, a indicação é ir ao serviço de saúde mais próximo de casa para o tratamento dos sintomas que, na maioria das vezes, é a dor local, não sendo indicada a aplicação do soro", afirma a coordenadora do CIATox, Lucineide Porto.

Após os acidentes com animais peçonhentos, o segundo motivo de ligação para o CIATox é a intoxicação por medicamento - 652 casos (29,5%). "Essas ocorrências normalmente envolvem o público jovem e adulto. Mas também temos uma quantidade considerável envolvendo crianças, o que levanta a importância de manter os medicamentos devidamente armazenados fora do alcance desse público", destaca Lucineide.

CIATox - É um serviço de teleatendimento, pelo 0800.722.6001, e funciona 24 horas, todos os dias da semana, incluindo os finais de semana e feriados. A ligação é gratuita. Dispondo de protocolos específicos, o CIATox faz o acompanhamento dos pacientes por meio de evolução clínica diária até a alta médica. Além da assistência aos casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos, também desenvolve atividades de ensino e pesquisa.

Dicas para evitar acidentes com escorpião:

-Mantenha ralos de esgotos sempre tampados;

-Sacuda as roupas e os calçados antes de usá-los;

-Evite guardar entulho e restos de materiais de construção;

-Use sempre luvas e botas para fazer a limpeza de quintais e terrenos.

Em caso de picada, fique atento a essas orientações:

-Lavar o local da picada com água e sabão;

-Não passe nenhum tipo de produto no local;

-Para alívio da dor, coloque compressas de água morna no local da picada

- Não faça ingestão de álcool ou querosene;

-Não fure o local da picada para tirar o sangue.

*Ao procurar atendimento médico, leve se possível o animal causador do acidente para que ele possa ser identificado.

Dicas para evitar acidentes com medicação:

- Ensine as crianças que elas não podem comer nada a menos que os pais ou quem estiver cuidando delas dê a elas;

Jogue fora medicamentos com data de validade vencida e outros produtos que possam causar danos;

- Sempre leia os rótulos e bulas e siga corretamente as instruções ao dar remédios às crianças, baseando-se em seu peso e idade;

- Use apenas o medidor que acompanha as embalagens de medicamentos infantis;

- Nunca se refira a um medicamento como “doce”. Isso pode levar a criança a pensar que o remédio não é perigoso ou que é agradável de comer;

- Como as crianças tendem a imitar os adultos, evite tomar medicamentos na frente delas.

CIATOX

ATENDIMENTOS