O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre é mais um local a receber um posto de testagem em massa para detecção de casos da Covid-19. A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de vigilância do vírus que tem como um dos eixos a testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. A estação funcionará de domingo a domingo, das 8h às 17h. O objetivo é testar, principalmente, os passageiros que desembarcam de voos nacionais e internacionais, assim como funcionários do complexo e transeuntes que passam pelo local diariamente. Além do Aeroporto, o Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, já conta com posto do TestaPE funcionando todos os dias da semana. Ainda é possível fazer o teste rápido nos centros de testagem mantidos pelo Governo do Estado no Centro de Convenções, em Olinda, no Geraldão e no Cefospe, no Recife.

"Aumentar o acesso da população à testagem para a Covid-19 é essencial no monitoramento do novo coronavírus em Pernambuco. O posto do TestaPE no Aeroporto Internacional do Recife é resultado de muitos esforços para garantir a implementação do principal eixo do Programa: ofertar testes rápidos de antígeno em pontos com grande circulação de pessoas", pontua o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O passageiro que realizar o teste já sai do local com o laudo do exame, que fica pronto em cerca de 20 minutos. Uma parte dos casos positivos também pode passar por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético. Os casos positivos também são orientados quanto ao isolamento que deve ser cumprido.

Similar ao exame de biologia molecular RT-PCR, o teste rápido de antígeno também é feito com a coleta de material biológico da nasofaringe do paciente, com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR, sai em menos de uma hora. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado. A indicação é que o exame seja feito em até dez dias após o início dos sintomas, com preferência entre o terceiro e o sétimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.

Além dos locais de grande circulação de pessoas, o TestaPE oferta os testes rápidos de antígeno em outros dois eixos: na porta de entrada da rede de saúde (unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento); e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor. A ação visa testar, nos próximos seis meses, 10% da população do Estado para detecção do vírus ativo, isolamento dos casos positivos e interrupção do ciclo da Covid-19.

O investimento no programa é de R$ 7,6 milhões, com a compra de 1.090.713 testes de antígeno para ampliação da oferta de exames em locais estratégicos no território pernambucano. Parte dos testes já foi enviada para os municípios pernambucanos articularem suas estratégias de testagem.

TESTAGEM ITINERANTE - O TestaPE também terá três vans itinerantes para a realização dos testes rápidos. Os veículos devem estacionar em locais e horários variados, contemplando também eventos onde há grande circulação de pessoas.

"O principal objetivo dessas ações itinerantes é aumentar o acesso aos testes a qualquer pessoa que queira realizá-lo, proporcionando testagem gratuita ao maior número de indivíduos. Como estaremos em pontos e locais estratégicos e o resultado do teste de antígeno é entregue em até 20 minutos após sua realização,  pretendemos rastrear e isolar casos ativos da doença de forma rápida, segura e eficaz", comenta a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael.

Nesta sexta-feira (1º/10), uma das vans estará no estacionamento da Universidade Salgado de Oliveira – Universo, no bairro da Imbiribeira, Recife, das 8h às 15h. A testagem itinerante contemplará os cirurgiões-dentistas que devem votar no pleito do Conselho Regional de Odontologia-PE (CRO-PE). A testagem poderá ser feita, voluntariamente, por qualquer profissional que comparecer ao local de votação e, acontecerá sem necessidade de agendamento prévio.

Já a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontece desta sexta (1º/10) até o dia 12 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, terá um estande fixo do TestaPE durante todo o período do evento literário. O ponto de testagem, que fica próximo ao portão do acesso A, funcionará das 12h às 18h para receber o público.