O auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) sediou, na última quarta-feira (14.12), a 1ª Oficina de trabalho sobre diretrizes e fluxos para a vigilância e diagnóstico laboratorial da esporotricose em Pernambuco. Micose subcutânea causada pelo fundo Sporothrix sp., que pode acometer humanos e animais, a esporotricose geralmente afeta a pele e os vasos linfáticos próximos à lesão, mas pode também atacar ossos, pulmões e articulações. 

Segundo resultados preliminares das análises realizadas em 2016 pela Coordenação de Diagnóstico de Zoonoses e Outras Endemias do Laboratório Central de Saúde Pública – CDZOE/LACEN PE, a Região Metropolitana do Recife tem elevado potencial para epidemização da doença. Assim, a oficina reuniu profissionais que lidam direta ou indiretamente com o problema para discutir diretrizes e fluxos para a vigilância e diagnóstico laboratorial da esporotricose em Pernambuco. 

O fungo causador da esporotricose geralmente habita o solo, palhas, vegetais e também madeiras, podendo ser transmitido por meio de materiais contaminados, como farpas ou espinhos. Animais contaminados, em especial gatos, também transmitem a doença, por meio de arranhões, mordidas e contato direto da pele lesionada. No homem a doença se manifesta na forma de lesões na pele, que começam com um pequeno caroço vermelho, que pode virar uma ferida. Geralmente estão presentes nos braços, pernas ou no rosto formando uma fileira de nódulos e feridas.

Como pode ser confundida com outras doenças de pele, sempre deve ser procurado um dermatologista. Nos animais as manifestações clínicas são variadas. Os sinais mais frequentes são lesões ulceradas na pele, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente. O diagnóstico pode ser clínico (reconhecimento da lesão) ou laboratorial (identificação do fungo).

O tratamento é baseado em antifúngicos tanto para humanos quanto animais, que em alguns casos, pode durar meses ou mais de um ano. Diante disso ressalta-se a importância do diagnóstico no estágio inicial da doença. Atualmente, essa micose é considerada uma zoonose muito importante, principalmente pela ocorrência da doença estar relacionada a regiões com umidade elevada.