A partir desta segunda-feira (02.03), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) amplia, para todo o Estado de Pernambuco, a estratégia de imunização contra a febre amarela. Com isso, os postos de vacinação passarão a contar com o imunizante de forma rotineira, integrando o calendário vacinal. A iniciativa contemplará, por determinação do Ministério da Saúde (MS), todos os estados da Região Nordeste. Pernambuco saiu na frente e, desde janeiro deste ano, iniciou a estratégia estadual com os 43 municípios que compõem a III e V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Palmares e Garanhuns, respectivamente. A escolha dessas regiões se deu com base em estudos que identificaram os espaços possivelmente mais vulneráveis, denominados corredores ecológicos, áreas de transição entre remanescentes florestais e caatinga. Com essa expansão, serão beneficiadas mais de 8 milhões de pessoas. 

É importante destacar que Pernambuco estava incluso nas áreas sem recomendação de vacinação (ASRV) por não ser território de risco para a doença - o último caso de febre amarela no Estado foi em 1938, ou seja, são mais de 80 anos sem a circulação do vírus. Mesmo assim, para concluir a agenda da ampliação da vacina para todo o território nacional, a região Nordeste passa a fazer parte dessa ação preventiva. A proteção contra febre amarela é indicada para faixa etária de 9 meses a 59 anos, sendo que as crianças entre 9 meses e 4 anos deverão ter em seu cartão de vacina duas doses do imunizante. Acima dessa faixa etária, será necessária apenas uma dose.  

“Neste momento, é necessário que a população entre em contato com as secretarias municipais para saber quais postos de saúde farão a oferta desse imunizante. Nos últimos anos, foi observada a expansão dos casos de febre amarela em algumas regiões do país, e principalmente, em locais que não eram considerados de risco, por isso é de extrema importância deixa a população protegida contra a doença, evitando assim, a reintrodução do vírus em nosso território”, destaca a superintendente de Imunizações e das Doenças Imunopreveníveis da SES-PE, Ana Catarina de Melo.  

"O Brasil é reconhecido mundialmente pelo seu programa público de imunização. Ofertamos, diariamente, nas salas de vacinação, doses contra diversas doenças, como sarampo, caxumba, rubéola, poliomielite, hepatite B, HPV, varicela. Com a vacina contra a febre amarela, teremos mais uma chance de manter nossa população protegida e, com isso, evitar que o vírus volte a circular no Estado depois de mais de 80 anos. Contamos com o empenho dos municípios nas suas ações e, principalmente, com a conscientização do público, que deve procurar as unidades de saúde e garantir esse seu direito. Lembrando que quanto mais pessoas temos vacinadas, menores a chance da ocorrência de diversas doenças, inclusive entre aqueles que, por alguma condição de saúde, não podem tomar determinadas vacinas", reforça o secretário estadual de Saúde, André Longo.  

Esquema vacinal - O esquema vacinal completo contra a febre amarela será de uma dose da vacina aos 9 meses de vida da criança e outra dose de reforço aos 4 anos de idade. 

Crianças, jovens, adolescentes e adultos, de 5 a 59 anos, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, devem tomar apenas uma dose da vacina. Quem já recebeu uma dose da vacina acima de 5 anos de idade pode ser considerado vacinado.  

Gestantes, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, e mulheres que estejam amamentando crianças com até 6 meses de vida, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, não há indicação para imunização.  

Para pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, o serviço de saúde deverá avaliar a pertinência da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades.  

No caso de viajantes internacionais, a orientação é seguir o Regulamento Sanitário Internacional (RSI) que recomenda uma única dose na vida. O viajante deverá se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem.