A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove nesta sexta-feira (29/05) o III Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto no Estado de Pernambuco. O evento acontece na sede da secretaria, no bairro do Bongi, a partir das 8h, com a presença do secretário estadual de Saúde, Iran Costa. Considerado um problema de saúde pública, nos anos de 2012 e 2013, 3.953 pessoas morreram vítimas de acidentes de transporte em Pernambuco, sendo 1.633 motociclistas, o que representa mais de 40% das mortes. Só em 2013 foram realizados 42.306 atendimentos a acidentados de transporte terrestre, sendo 30.411 motociclistas e em 2014, 45.942 pessoas foram atendidas nas unidades de saúde do Estado e desses 34.288 envolveram condutores de motos.
 
Durante o Fórum, haverá apresentação dos 12 Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Moto, que foram instalados nas 12 Gerências Regionais de Saúde, integrando assim as 185 secretarias municipais de Saúde. Cada gerente abordará a situação dos municípios que compõem a Regional. Desde 2010, todos os doze hospitais regionais do Estado foram transformados em unidades sentinelas e implantaram a notificação compulsória para registrar acidentes e óbitos envolvendo motos. “Temos que construir estratégias de ação para conter essa epidemia. Os custos hospitalares são altos com esse tipo de vítima”, comenta o Iran Costa. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nos últimos seis anos, acidentes com motos foram responsáveis pelo crescimento de 115% das internações hospitalares no Sistema Único de Saúde (SUS). O Brasil é o quinto país no mundo em mortes por acidentes no trânsito e, a cada ano, cerca de 45 mil pessoas perdem suas vidas em acidentes de trânsito.
 
Pernambuco é pioneiro na implantação, desde 2010, de uma vigilância sentinela de Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) e o único no País que tornou a notificação obrigatória em 21 unidades de saúde (18 hospitais e 3 Unidades de Pronto-Atendimento). Essas unidades são denominadas Unidades Sentinelas de Informação sobre Acidentes de Transporte Terrestre (USIATT), ou seja, são consideradas unidades de alerta, referências no Estado que geram informações sobre os ATT com vítimas (fatais ou não), atendidas nelas.