A Secretaria Estadual de Saúde (SES) fará a vigilância das ocorrências de saúde durante o desfile do Galo da Madrugada, no Recife, neste sábado de Zé Pereira (10.02). Ao todo, serão 12 locais de onde serão registradas as notificações, sendo três hospitais (da Restauração, Getúlio Vargas e Otávio de Freitas), três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs – Torrões, Imbiribeira e Caxangá) e seis postos de atendimento do Samu no percurso do Galo - Base Central, Praça Sérgio Loreto, Dantas Barreto, Pátio do Carmo, Rua do Sol e PAM Centro. 
 
Os profissionais estarão com equipamentos portáteis (tablets) conectados ao software AMBER, sistema que produz relatórios em tempo real com informações e dados gerados pelos serviços monitorados. Ao todo, mais de 250 profissionais atuarão no Galo, incluindo técnicos que farão ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). A ação no Galo da Madrugada - considerado o maior aglomerado populacional do Estado - ocorre pelo sétimo ano consecutivo.
 
 
As notificações das unidades sentinelas chegarão instantaneamente ao Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) - sala de situação instalada na sede da SES, no bairro do Bongi, Zona Oeste do Recife, com funcionamento em todos os dias da folia de Momo. Uma equipe de gestores acompanhará as ações por meio de painéis situacionais, permitindo agilidade na compilação de dados, agrupando número de atendimentos, doenças de notificação compulsória e ocorrências das áreas de vigilância sanitária e ambiental. Também haverá monitoramento on-line em mídias sociais, como Twitter e Facebook, e busca ativa de informações em sites institucionais e portais de notícias que estejam relacionadas às doenças durante o Galo da Madrugada. 
 
"Nossas equipes estarão atentas e vigilantes aos menores sinais de eventos de importância de saúde pública, como ocorrência de doenças de notificação compulsória, questões sanitárias e desastres. Com isso, temos a capacidade, caso necessário, de fazer uma atuação imediata. Nosso desejo é que os pernambucanos e turistas possam brincar com o carnaval com muita tranqulidade e alegria, mas todos podem ficar tranquilos, pois, se houver necessidade, toda a estrutura montada pela Secretaria de Saúde, por determinação do governador Paulo Câmara, está preparada para atuar de forma preventiva e prestar toda a assistência à população", ressalta o secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa.  
 
Além dos hospitais e UPAs que vão contar com a presença de técnicos da SES durante o Galo da Madrugada, os hospitais Barão de Lucena, Correia Picanço, Agamenon Magalhães, Universitário Oswaldo Cruz e Imip serão monitorados durante todo o período de carnaval. O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) também estará atento as mortes suspeitas que estejam relacionadas com doenças e agravos. Além disso, todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) estarão de prontidão para fazer as notificações. Ao todo, 180 técnicos de Vigilância Epidemiológica estarão atuando em todo o Estado.