Neste julho amarelo, mês de conscientização das hepatites virais, o Programa Estadual de IST/Aids/HV tem percorrido diversos municípios pernambucanos ofertando testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Nesta segunda-feira (29.07), a iniciativa volta à Zona da Mata Norte, mais especificamente para Goiana, com ação das 9h às 15h na Praça João Pessoa. A capacidade é para 100 atendimentos.

O atendimento, realizado no ônibus do projeto Prevenção para Tod@s, dura, em média, 30 minutos, tempo pra fazer a testagem e para o aconselhamento sobre práticas sexuais saudáveis. Em caso positivo, o paciente é encaminhado para a rede de assistência. Importante ressaltar que todo o processo garante o sigilo do atendimento. No local, ainda serão entregues camisinhas e sachês de gel lubrificante.

As testagens, neste mês de junho, ocorreram nos municípios de Petrolina, Ouricuri, Salgueiro, Serra Talhada, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns e Recife. Na capital pernambucana, ainda haverá uma nova ação na próxima quarta-feira (31.07), das 9h às 15h, na Praça do Derby (em frente à Subway).

JORNADA – Além da testagem rápida das infecções sexualmente transmissíveis, a SES-PE fará uma Jornada de Hepatites Virais em todos os municípios visitados. O objetivo é capacitar os profissionais da Atenção Primária sobre o manejo clínico do paciente com hepatite, além de oficina sobre aconselhamento.