Em 2013, Pernambuco registrou 2.604 novos casos de hanseníase. A maior parte das ocorrências foi na Região Metropolitana do Recife (RMR), sendo 607 na capital pernambucana e 215 em Jaboatão dos Guararapes. Para chamar a atenção sobre a doença e ampliar o diagnóstico no Dia Estadual de Luta contra a Hanseníase, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferece, nesta sexta-feira (06/06), exames dermato-neurológicos gratuitos para a população de Jaboatão. A ação, das 9h às 16h, será na Praça Murilo Braga, localizada na Rua Paes de Andrade, ao lado da estação de metrô de Cavaleiro.
 
Os exames serão realizados no ônibus Prevenção para Todos, da SES, que conta com três consultórios e laboratório. “Escolhemos Jaboatão por causa da alta quantidade de casos, o que já consideramos como município de risco muito alto. Durante a ação, pretendemos atender pessoas que apresentam alguns sinais e sintomas da doença, como caroços na pele e manchas brancas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade na área e diminuição da sudorese no local”, afirma a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase, Raissa Alencar.
 
 
Segundo a coordenadora, esse é um momento de sensibilização para informar as pessoas sobre a doença e ampliar o tratamento dos usuários. “Os principais obstáculos para a erradicação da hanseníase no país são o preconceito, a dificuldade de acesso a postos de saúde de pessoas que vivem em comunidades mais carentes e a falta de preparo de profissionais de saúde para lidar com a doença”, pontua.
 
DOENÇA – A hanseníase é uma doença infecciosa transmitida pela pessoa doente para uma sadia pelo contínuo contato. Ela é transmitida pelo bacilo M. leprae, bactéria que ataca o sistema nervoso periférico e provoca alterações de sensibilidade ao frio/calor, ao tato e à dor. A doença também pode evoluir para perda de força muscular das mãos, pés e olhos.
 
O tratamento é gratuito, padronizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), e baseia-se na poliquimioterapia, constituída pelos medicamentos: rifampicina, dapsona e clofazimina. É realizada nos postos de saúde, necessitando que o paciente compareça à unidade uma vez por mês para tomar a medicação (dose supervisionada). O restante dos remédios o paciente toma em casa.
 
 
Apenas os casos mais graves e com complicações deverão ser atendidos em unidades de referência. O Hospital Otávio de Freitas (HOF), no bairro de Tejipió, Zona Oeste do Recife, e o Hospital Geral da Mirueira, em Paulista, são referências secundárias estaduais no atendimento aos pacientes de hanseníase em Pernambuco. O Imip é a referência terciária. Se não tratada precocemente, a doença pode causar incapacidades ou deformidades no corpo.
 
DADOS – Nos últimos três anos, a tendência da doença se mantém estável no Estado. Foram diagnosticados 2.649 casos em 2011. Contudo, nos anos de 2012 e 2013 houve um decréscimo, sendo detectados 2.561 e 2.604 casos, respectivamente. Em Jaboatão, foram 193 casos, em 2011; 233 e 215, em 2012 e 2013, respectivamente. A capital apresentou uma diminuição no número de casos nos últimos três anos: 750, em 2011; 620, em 2012; e 607, em 2013. 
Conteúdo Relacionado