Acabou, na última terça-feira (30.06), a campanha de vacinação contra a influenza. Em Pernambuco, entre os públicos com meta mínima (90%) de vacinação (crianças, gestantes, puérperas, indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, idosos e profissionais de saúde), o Estado conseguiu vacinar mais de 2,2 milhões de pessoas, de um total de mais de 2,4 milhões. Isso significa 92,22% do público.

Juntando com as demais categorias que podem se vacinar, o Estado totaliza 2.792.868 imunizados, de cerca de 3,5 milhões de pernambucanos aptos para tomar a dose. "A campanha acabou, mas as vacinas que sobraram continuam nos postos de saúde destinadas a todos aqueles que foram preconizados pelo Ministério da Saúde para esta iniciativa. Continuamos reforçando a importância dessa população ser vacinada para que fique protegida contra três tipos de influenza. Isso vai evitar adoecimentos e uma sobrecarga ainda maior no sistema de saúde neste momento de pandemia da Covid-19", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Apesar da meta geral, ainda há crianças (64,33% do total já foi imunizada), gestantes (72,73%), puérperas (79,32%) e adultos entre 55 e 559 anos (58,85%) a serem vacinados. Trabalhadores de saúde (129,04%), indígenas (100,33%) e idosos (120,78%) já atingiram a meta. 

Além desses grupos, podem se vacinar: pessoas com deficiência e comorbidades, professores dos ensinos básico e superior, forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (motoristas de ônibus e cobradores), portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade.