O primeiro mês do ano, entre os profissionais que cuidam da saúde mental das pessoas, é conhecido como Janeiro Branco. Criada em 2014, a campanha foi incorporada no calendário oficial para elaboração de ações sobre a temática, no Brasil e no mundo. O cenário da pandemia modificou a forma de discussão com os atores envolvidos e chamou atenção para saúde mental dos profissionais envolvidos na assistência à saúde. Para abordagem da temática, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) lança nesta segunda-feira (18.01) o podcast intitulado ‘Fala Trabalhador (a)’, com o tema “Janeiro Branco: Saúde Mental em tempos de pandemia”. O podcast ficará disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e Deezer, além do Blog de Saúde do Trabalhador, no endereço: http://vigilanciatrabalhadorpe.blogspot.com/.    

Ainda no mês de janeiro, será realizada uma live para rede de atenção à saúde sobre o acolhimento, tratamento e notificação de casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho e também a divulgação de cards informativos sobre o tema. As iniciativas também poderão ser acessadas diretamente no Blog de Saúde do Trabalhador.  

Os materiais foram produzidos pela Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador e pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). No podcast, o apoiador institucional em Saúde do Trabalhador, Paulo Lira, conversa com a psicóloga e apoiadora do Cerest Estadual, Ana Lúcia Queiroz, sobre a origem da campanha Janeiro Branco, trabalho no contexto da pandemia da Covid-19 e as ações desenvolvidas sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho pela Vigilância em Saúde do Trabalhador.  

“Faz-se necessário falar das queixas dos trabalhadores que procuraram os serviços de teleatendimento, assim como ajudar aos que não procuraram o serviço de como poderão buscá-lo, além de aconselhar toda a população a respeito do que fazer nessa situação tão crítica que estamos vivendo”, ressalta a psicóloga do Cerest Estadual, Ana Lúcia Queiroz.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar do ser humano em que o indivíduo é capaz de usar de suas habilidades para recuperação do estresse do dia a dia e ser produtivo.  

“Diante da transformação no mundo do trabalho, tornou-se essencial o debate sobre a relação entre o trabalho e a saúde mental, bem como o reconhecimento dessa relação. Deste modo, foi escolhido o mês de janeiro, porque em termos simbólicos e culturais, no início do ano as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em seu trabalho, em suas relações sociais e em suas emoções. O primeiro ponto que precisamos compreender sobre o tema, é que a saúde mental não é simplesmente a ausência de transtorno mental. Estatísticas apontam que uma em cada cinco pessoas pode sofrer de algum problema de saúde mental no trabalho. Esses problemas, vão impactar diretamente no ambiente de trabalho causando perda de produtividade e faltas ao trabalho”, destaca a apoiadora de vigilância em saúde do trabalhador, Mariana Barros.  

“A Saúde do Trabalhador monitora alguns agravos, dentre eles, estão os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT). O Cerest Estadual está voltado para promoção da saúde dos trabalhadores, realizando diversas ações de sensibilização em espaços intersetoriais, capacitação para notificação e busca ativa de casos de transtornos mentais relacionado ao trabalho, além da realização de fóruns, informes e elaboração de materiais informativos”, completa a apoiadora.   

Visando a promoção da saúde mental do trabalhador e da população em geral no Estado de Pernambuco, em 2020 foram lançados dois programas, o Acolhe SES que objetiva a assistência dos profissionais de saúde e seus familiares e que conta com apoio de equipe multidisciplinar; e o Atende em Casa, plataforma de aplicativo lançada em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife voltada para assistência psicológica e psiquiátrica da população pernambucana.   

De abril de 2020 e 11 de janeiro de 2021, o Acolhe SES registrou 996 atendimentos, sendo 93,0% (926) de profissionais da rede estadual de saúde, 3,1% (31) dos atendimentos para o público em geral, seguido de 1,8% (18) para familiares de profissionais vítimas da Covid-19 e 1,3% (13) de atendimentos de profissionais de outras secretarias estaduais.  Já o Atende em Casa, entre julho de 2020 e 04 de janeiro deste ano, o aplicativo realizou 2.049 teleacolhimentos.