No próximo sábado (1º.12) é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para lembrar a data e reforçar as ações de prevenção e diagnóstico às infecções sexualmente transmissíveis (IST), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) leva o Projeto Quero Fazer para o Pátio do Carmo, no Centro do Recife, nesta quarta-feira (28.11), das 14h às 19h. A ação oferta, gratuitamente, teste rápido de HIV e sífilis para o grande público.

As testagens duram, em média, 30 minutos, tempo para realizar os exames e para o aconselhamento. Em casos positivos, é feito o encaminhamento do paciente para o tratamento em algum serviço de referência. Durante as ações, ainda serão entregues camisinhas e sachês de gel lubrificante. O projeto Quero Fazer é uma realização do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/HIV/HV) em parceria com a Aids Healthcare Foundation (AHF).

DADOS – Desde o início das notificações de Aids em Pernambuco, em 1983, até 2017, foram registrados 26.212 casos. Já em relação à sífilis, em 2017, foram 3.275 casos de sífilis adquirida (público geral), 1.615 em gestante e 1.885 congênita (transmitida da mãe para o bebê durante a gestação).