No final da tarde desta sexta-feira (13/08), chegaram a Pernambuco 11 caixas térmicas contendo 71.370 doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer. Este é o terceiro recebimento de imunizantes desse fabricante no Estado apenas nesta semana. Os dois lotes anteriores já foram distribuídos às cidades pernambucanas e esse novo já segue para as Gerências Regionais de Saúde (Geres) na madrugada do sábado (14/08), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais. 

Além das vacinas da Pfizer, destinadas a primeira dose da população em geral, também serão entregues no sábado as 114.120 unidades da Coronavac/Butantan, para ambas as doses, que chegaram na manhã desta sexta. Do quantitativo da Coronavac, 920 fazem parte de uma doação da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). De acordo com informe técnico do Ministério da Saúde (MS), essas vacinas servirão à imunização do grupo estabelecido no contrato celebrado entre a Conmebol e a empresa doadora. A lista nominal será enviada aos Estados, para destinar as doses contratadas ao grupo definido. As demais doses poderão ser utilizadas para vacinação da população. 

"Pernambuco recebeu mais de 466 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca apenas nesta semana. Apesar dos recebimentos terem sido em dias e horários diversos, estamos garantindo uma operação logística ágil para que as doses cheguem rapidamente aos municípios, que, assim, podem dar continuidade às ações de proteção aos pernambucanos. Reforço também para que a população vá se imunizar assim que abrir para sua idade. E não deixe de fazer a segunda dose, pois só assim o organismo terá uma resposta mais efetiva contra o novo coronavírus", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Desde o início da campanha de vacinação, em 18 de janeiro, 8.235.470 doses já foram disponibilizadas aos pernambucanos, sendo 3.781.770 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.806.080 da Coronavac/Butantan, 1.475.370 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.

Foto: Miva Filho / SES-PE