Terminou nesta sexta-feira (7) o ciclo de palestras sobre a Aids promovido pelo Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, referente ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização para a doença. Durante dois dias, funcionários da unidade, acompanhantes de usuários e visitantes assistiram palestras ministradas por profissionais da Comissão de Controle à Infecção Hospital (CCIH), do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NEPI), Clínica Médica, e dos setores de Farmácia, Medicina do Trabalho, Psicologia e Serviço Social do HMA.

A importância da notificação da doença, a abordagem clínica e terapêutica, a Aids como problema de saúde pública e as orientações ao paciente portador de HIV foram alguns dos assuntos discutidos. Para a coordenadora da CCIH, a infectologista Cátia Arcuri Branco, a prevenção tem a ver com o comportamento do paciente: “o diagnóstico não significa resto de vida, mas o tratamento é para a vida inteira. E envolve não só uma especialidade médica, mas toda uma equipe multidisciplinar, a exemplo da Psicologia e do Serviço Social”.

Em Pernambuco, desde o início das notificações da doença, em 1983, até o dia 1º de outubro deste ano, foram 26.657 casos de Aids. Dados do último boletim sobre Aids, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde no fim do mês de novembro, apontam também uma redução no número de óbitos pela doença: em 2015 foram 631 mortes, enquanto que em 2017 foram registradas 596. Em 2018, até 1º de outubro, foram notificados 1.692 casos, com 328 óbitos.