Dando continuidade às etapadas da III Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANT-PS), a I Macrorregião de Saúde (Recife) sediou, na última sexta-feira (30/11), o segundo dos quatro encontros da mostra. As atividades aconteceram no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e contaram com a participação de 10 profissionais das I, II, III e XII Geres e de 93 profissionais de municípios, com apresentação de 35 experiências de 21 municípios.

Foram premiados os municípios de Casinhas (1º colocado, com a experiência “Projeto Chega de Silêncio, meu corpo é meu tesouro”; e 3º colocado, com a experiência “Projeto Saúde na Feira”) e Buenos Aires (2º colocado, com a experiência “Melhoria dos Indicadores Através de Atividades de Promoção e Prevenção, Desenvolvidas na Academia da Saúde no Município de Buenos Aires-PE”).

A título de premiação, as três experiências mais votadas receberam uma declaração indicativa da colocação alcançada e uma muda da planta Boca-de-Leão (nome científico: Antirrhinum majus), identificada pela equipe da GVDANT-PS devido ao simbolismo dessa flor, que remete à cumplicidade e ao cuidado com o outro, de forma que remete à missão e ao compromisso das práticas no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, contemplar como prêmio o significado das flores remete à produção, renovação e atualização do “fazer” saúde, que necessita o constante cuidado e comprometimento dos gestores e profissionais.

Outro destaque da III Mostra de DANT-PS foi à apresentação do Cordel “Apague essa ideia”, alusivo à cessação do tabagismo, além do texto temático do cartaz “Veja Bem Motociclista”. Esses e outros materiais da equipe de Vigilância de DANT e Promoção da Saúde, produzidos pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), foram distribuídos aos representantes dos municípios presentes no evento e estão disponíveis aos interessados em incluir em suas programações de saúde propostas de ação/atividades de vigilância, prevenção e promoção da saúde. 

Nas demais Macrorregiões de Saúde do Estado, a III Mostra ocorrerá nos dias 04/12 (III Macro: Serra Talhada) e 13/12 (IV Macro: Petrolina).