Pernambuco confirmou, nesta semana, quatro novos casos de febre chikungunya. Desses, dois contraíram a doença no município de Iati, localizado no agreste meridional (casos autóctones). São os primeiros registros de circulação da doença em território Pernambucano. Os outros casos foram notificados em Itaíba e no Recife e estão sendo investigados para confirmar se a doença foi contraída ou não no Estado.
 
Com esses quatro novos casos, Pernambuco soma, em 2015, seis casos confirmados da doença – os dois primeiros foram importados da Bahia. Ao todo, 180 casos foram notificados como suspeitos, sendo 169 descartados. Entre os descartados, 65 deram positivo para dengue. “O Estado não está em situação epidêmica. Contudo, temos que agir mais enfaticamente, neste momento, para evitar que os números cresçam. Para isso, a população precisa ficar vigilante, já que cerca de 90% dos focos do mosquito transmissor da doença estão nas residências”, explica a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da SES, Claudenice Pontes.
 
O vírus do chikungunya é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue, doença endêmica no Brasil e em zonas tropicais da América Latina.  Os doentes podem apresentar febre acima de 38,5 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O controle do mosquito é a ação mais importante, pois as pessoas podem ter chikungunya e dengue ao mesmo tempo.
 
Em Iati, onde foi confirmada a transmissão autóctone da chikungunya, o município, juntamente com a Regional de Saúde (Geres), está realizando um levantamento de todos os casos suspeitos e reforçando as ações de controle. “Sobre o caso confirmado de Itaíba, sabe-se que o paciente retornou para o seu município de residência localizado no estado da Bahia. Mesmo assim, estamos investigando a situação”, explica a coordenadora.
 
Para apoiar e intensificar as ações de controle e mobilização social dos municípios, a SES disponibilizou insumos e materiais educativos para a Região. Além disso, os trabalhos de capacitação serão intensificados com profissionais de saúde da vigilância e assistência. O objetivo é fortalecer a capacidade local para detecção, investigação e manejo clinico dos casos suspeitos de chikungunya, dengue e febre do zika – Doenças transmitidas pelo mesmo mosquito.
 
Em 2014, Pernambuco registrou quatro casos da doença, todos importados (um de ocorrência em Brejo Santo, no Ceará, e outro do município de Feira de Santana, na Bahia, além de dois casos da Colômbia).
 
BOLETIM DE DENGUE – semana 33
 
Até o dia 22/08, foram notificados 94.070 casos de dengue (32.580 confirmados), distribuídos em 185 municípios. Isso representa um aumento de 528,10%% em relação às notificações do mesmo período de 2014, quando foram registrados 14.977 casos suspeitos (5.987 confirmados).
 
Os municípios com o maior número de casos notificados são: Recife (21.523), Camaragibe (5.192), Jaboatão dos Guararapes (5.005) e Caruaru (3.226), totalizando 34.946 casos (37,14% do total).
 
INCIDÊNCIA: Os municípios mais incidentes (número de casos por 100 mil habitantes), 3 no total, de 28 de junho a 2 de agosto, foram: Fernando de Noronha (728,15), Ipojuca (351,33) e Poção (426,17).
 
AGRAVAMENTO: Até o momento, foram notificados 101 casos de dengue com agravamento, com 78 confirmações. No mesmo período de 2014 foram 82 confirmações.
 
ÓBITOS: Foram notificadas 55 mortes por suspeita de dengue. Do total, 15 foram confirmadas, 9 descartadas e as demais estão em investigação. No mesmo período de 2014 houve a notificação de 46 óbitos suspeitos, sendo 38 confirmados.
 
Óbitos confirmados: Jaboatão dos Guararapes (mulher, 47 anos; homem, 63 anos; homem, 56 anos; mulher, 40 anos), Água Preta (mulher, 20 anos), Macaparana (mulher, 25 anos), Paulista (homem, 37 anos), Serrita (homem, 48 anos), Surubim (homem, 26 anos), Tracunhaém (homem, 28 anos), Araçoiaba (mulher, 38 anos), Cabo de Santo Agostinho (mulher, 23 anos) e Recife (homem, 77 anos; homem, 32 anos; e homem, 49 anos).
 
Óbitos descartados: Araçoiaba, Bonito, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Machados, Nazaré, Recife (2) e Sairé.
 
Óbitos em investigação: Camaragibe (2), Caruaru (1) Custódia (1), Ipojuca (1), Itaquitinga (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Lagoa dos Gatos (1), Olinda (2), Paulista (2), Quipapá (1), Recife (11), Ribeirão (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Timbaúba (1), Vitória (2).
 
Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:
 
- Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
- Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
- Encha os pratinhos de plantas com areia.
- Retire a água acumulada sobre a laje.
- Mantenha as calhas d’água limpas.
Conteúdo Relacionado