A Secretaria Estadual de Saúde (SES) vai investir R$ 4 milhões para fortalecer as ações de enfrentamento a oito doenças em Pernambuco. Destinados a 141 municípios, os recursos serão utilizados para o desenvolvimento de ações de vigilância, prevenção, e controle da Sífilis e das enfermidades monitoradas pelo Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas (Sanar) - tracoma, doença de Chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, helmintíase e tuberculose.

"Nosso foco, com este investimento nos municípios pernambucanos, é qualificar o tratamento a partir da atenção básica, melhorando o diagnóstico, a notificação e o tratamento correto dos casos. É mais um passo importante que estamos dando para o enfrentamento destas oito doenças que possuem tratamento eficaz na rede pública. Desta forma, estamos pactuando com os municípios o compromisso de baixar, consideravelmente, os índices da sífilis, hanseníase, filariose, tuberculose, tracoma, esquistossomose, helmintíase e doença de Chagas em nosso Estado", ressalta o secretário estadual de Saúde, José Iran Costa.

Cada município vai receber os recursos destinados ao enfrentamento da doença em que é considerado prioritário, definição realizada com base nos dados do Sanar, que desde 2011, tem reforçado às ações de vigilância e controle das doenças. A expectativa é ampliar às atividades relacionadas à vigilância, como aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, campanhas de mobilização, detecção e diagnóstico laboratorial, além de capacitação de equipes e ações de controle de vetor.

“Essa portaria compreende as atividades e ações que devem ser realizadas no ano de 2016. Durante todo esse período, estaremos acompanhando as ações e monitorando os dados, pois o alcance parcial da meta será levado em consideração para o recebimento de novos repasses”, explica o coordenador do Projeto Sanar, Alexandre Menezes.

Os repasses serão feitos em parcela única às secretarias municipais de Saúde. Para serem contempladas com o recurso, as prefeituras precisam aderir à estratégia do Programa. Assim, os gestores assinarão um termo de compromisso, que contemplará as metas de cada cidade.

Tuberculose – Em 2014, o Estado notificou 4.701 novos casos da doença e 394 óbitos. Do total dos novos casos, 75% foram registrados nos 15 municípios prioritários contemplados pela portaria.

Hanseníase - Em 2014, foram notificados 2.428 novos casos de hanseníase, enquanto em 2015, foram 1.639. Desse total, 90% dos casos foram notificados nos 15 municípios prioritários acompanhados pelo Sanar.

Esquistossomose – Em 2014, foram notificados 9.348 novos casos de esquistossomose em Pernambuco, sendo 141 óbitos. Desse total, 40% dos novos casos encontram-se nos 26 municípios prioritários.

Geo-helmintiases – Em 2014, a SES notificou 6.565 casos da doença. A expectativa é que, já em 2016, a SES promova a primeira pesquisa no Brasil em relação ao levantamento dessas doenças.

Leishmaniose – Ao todo, 174 foram notificados, em Pernambuco, no ano de 2014. Desse total, aproximadamente 70% estão concentrados nos 11 municípios prioritários definidos pelo Sanar.
Conteúdo Relacionado