Entre Outubro e Novembro de 2022, alguns municípios pernambucanos receberam a visita da carreta da saúde Roda-Hans, cujo o objetivo é conscientizar a população em geral sobre a hanseníase, principais sinais e sintomas, mecanismo de transmissão, além de ofertar o atendimento a munícipes, visando garantir o diagnóstico precoce dos casos e iniciar o tratamento oportuno da doença, prevenindo as incapacidades.  O projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde, através da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, Regionais de Saúde, Secretarias municipais de saúde, Ministério da Saúde e Novartis Brasil.

A hanseníase é uma doença transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen, que atinge a pele e os nervos das extremidades do corpo, sobretudo olhos, mãos e pés. A transmissão ocorre através do contato com gotículas de saliva de quem ainda não iniciou o tratamento. Essas gotículas são transmitidas através da fala, tosse ou espirro.

“A hanseníase é uma doença milenar, que infelizmente ainda persiste como problema de saúde pública. O projeto Roda Hans veio a contribuir na perspectiva de realizar diagnóstico precoce e educação em saúde, visando também reduzir o preconceito associado à doença. Ainda é possível se deparar com pessoas que acreditam que o acometido pela hanseníase necessita ficar isolado, o que não é verdade. É importante ressaltar que o tratamento é disponibilizado de forma gratuita pelo SUS. Quanto antes identificar e tratar a doença, maiores são as chances de cura”,  afirma Larissa Madna, Vigilância Estadual da Hanseníase.

Durante a passagem no Estado, a carreta, que conta com cinco consultórios e um laboratório, visitou os municípios de Garanhuns, Camaragibe, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Ipojuca, Gravatá, Recife e se encerra no próximo dia 25 de novembro, no município do Cabo de Santo Agostinho.