TIRA-DÚVIDAS

 

— Quem pode tomar a vacina?

A primeira etapa da imunização, acordada com os municípios, está em curso, e atende os seguintes grupos:

- Trabalhadores de saúde*

- Idosos em instituições de longa permanência

- Idosos a partir dos 85 anos

- Pessoas com deficiência institucionalizadas

- População indígena aldeada

* A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) tem organizado a vacinação de acordo com a disponibilidade de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e envio para os Estados. Com isso, Pernambuco está beneficiando 100% dos grupos acima, exceto os trabalhadores de saúde. Desse último grupo, estão sendo contemplados 60% dos trabalhadores, com prioridade para aqueles que atuam na linha de frente da Covid-19 - UTI, enfermarias e emergências, de acordo com a realidade da rede de assistência de cada município.

- A vacina contra a Covid-19 é gratuita?

Sim. No Brasil, até o momento, apenas o Sistema Único de Saúde (SUS) oferta o imunizante. 

- Quais são os próximos grupos prioritários para a vacinação?             

Ao todo, a expectativa é imunizar mais de 3,1 milhões de pessoas em Pernambuco. Os próximos grupos aptos a se vacinar estão descritos abaixo. A SES-PE informará à população as próximas etapas da campanha, que acontecerão a partir da disponibilidade de novas doses da vacina.

- População idosa (60 anos ou mais);

- Pessoas com comorbidades (diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; obesidade grave (IMC≥40; imunossuprimidos e portador de síndrome de down);

- Pessoas com deficiência permanente severa;

- Comunidades quilombolas;

- Trabalhadores da educação (ensino básico e superior);

- Forças de segurança e salvamento;

- Forças armadas;

- Funcionários do sistema de privação de liberdade;

- População privada de liberdade;

- Pessoas em situação de rua;

- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores do transporte metroferroviário e ferroviário;

- Trabalhadores do transporte aquaviário;

- Trabalhadores do transporte ferroviário;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte aéreo;

- Trabalhadores portuários;

- Trabalhadores industriais.

*os grupos estão sujeitos a alteração a depender do MS

— Onde tomar a vacina?

Na fase atual, a indicação é que os profissionais de saúde sejam vacinados em seus respectivos serviços. Alguns municípios já estão realizando agendamento ou dando outras alternativas para esses profissionais receberem o imunizante.

Idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas e população indígena aldeada também estão sendo imunizadas in loco.

Já para os idosos a partir dos 85 anos, assim como deverá ocorrer com os demais grupos, é importante checar com o gestor municipal qual estratégia está sendo adotada. 

— Há idade mínima para portadores de comorbidades?

As vacinas aprovadas até o momento não podem ser utilizadas em menores de 18 anos.

— Precisa apresentar atestado/comprovação médica de comorbidade para se vacinar?

Sim, é necessário a prescrição médica. 

— Quando começarão a vacinar pessoas de 60/70/75 anos?

A ampliação da campanha dependerá do envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde, responsável por adquirir o insumo e encaminhar aos Estados, que repassam aos municípios. 

— Quando irão vacinar funcionários da linha de frente área da saúde da rede particular?

Até o momento, Pernambuco recebeu doses para vacinar 60% dos trabalhadores de saúde do Estado, seja da rede pública ou privada. Os municípios ficam responsáveis por fazer essa distribuição aos serviços particulares, priorizando a linha de frente contra a Covid-19 - UTI, enfermaria, emergência - e ampliando para outros setores e serviços a partir da disponibilidade de vacinas e da realidade de cada cidade. 

— Quando vacinarão auxiliares de serviços gerais de hospitais, farmacêuticos, dentistas, professores, alunos, assistentes sociais, técnico de laboratório, instrumentadores e demais funcionários dos serviços de saúde?

Até o momento, Pernambuco recebeu doses para vacinar 60% dos trabalhadores de saúde do Estado, seja da rede pública ou privada. O envio das doses é de responsabilidade do Ministério da Saúde. A medida que o Ministério da Saúde  envie mais doses, serão ampliados os grupos de profissionais até que 100% dos funcionários dos serviços de saúde sejam vacinados.

— Quais municípios já receberam as vacinas e quantas doses foram entregues?

Todos os municípios de Pernambuco receberam a vacina contra a Covid-19. Foram encaminhadas doses para imunizar 40% dos trabalhadores de saúde de todas as cidades pernambucanas, além de 100% da população indígena, idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas e idosos a partir dos 85 anos. A partir do recebimento de mais doses pelo Ministério da Saúde, será ampliada a vacinação para outras pessoas dos grupos prioritários. 

— Quando começa a vacinação do segundo grupo?

 A SES-PE tem avançado na campanha de vacinação a partir da disponibilidade de doses da vacina, que são adquiridas pelo Ministério da Saúde. 

— Quando vacinarão as crianças? A partir e até qual idade?

Até o momento, as vacinas aprovadas não foram testadas nesse público.

— Quem está prestes a completar a idade mínima de vacinação (faltando dias e/ou meses) pode se vacinar?

A vacina só pode ser aplicada no indivíduo a partir dos 18 anos, e as datas de aniversário das pessoas a serem vacinadas deverão ser rigorosamente respeitadas. À medida em que forem chegando mais vacinas, outras faixas etárias serão atendidas. 

— Qual o canal para obter informações sobre a vacinação (lugar, agendamento, horários, visita aos idosos acamados, etc.)?

Os municípios têm organizado a vacinação de acordo com suas demandas e realidades. É importante que o cidadão procure as informações disponibilizadas pela gestão municipal da sua cidade, na internet, em sites ou aplicativos oficiais, ou nas sedes de cada prefeitura. 

— Quantas doses da vacina é preciso tomar para ficar imunizado?

São necessárias duas doses da vacina. O intervalo entre as doses depende do tipo do imunizante:

- Sinovac/Butantan - entre 2 e 4 semanas após a primeira dose;

- AstraZeneca/Oxford/Fiocruz - três meses após a primeira dose.

É imprescindível fazer as duas doses com a vacina do mesmo fabricante para que a imunização seja eficaz. 

— Depois de tomadas as duas doses, a população poderá relaxar nas medidas de higiene e segurança?

Não. As pessoas deverão continuar utilizando máscaras, fazendo a higiene constante das mãos com água ou álcool gel e mantendo o distanciamento social. Essas medidas são indispensáveis, já que a vacina não impede a circulação do novo coronavírus. A pessoa vacinada, apesar de estar protegida, principalmente, de casos moderados e graves, ainda pode ser um agente de contaminação. Será necessário vacinar um grande quantitativo de pessoas para que comecemos a pensar no relaxamento dessas medidas.

— Posso adoecer por causa da vacina contra a Covid-19?

Não. Nenhuma vacina em uso utiliza o vírus vivo em sua composição.

 A pessoa com sintomas gripais pode ser imunizada?

É improvável que a vacinação de pessoas com a Covid-19 (em período de incubação ou assintomáticas) traga prejuízo à saúde. Mesmo assim, a recomendação é adiar a imunização caso o indivíduo apresente sintomas sugestivos do novo coronavírus, evitando que se confunda a doença com uma reação ao imunizante .

Como a piora clínica do paciente com Covid-19 pode ocorrer até duas semanas após a infecção, idealmente, a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total, e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Casos assintomáticos com exame de RT-PCR positivo devem aguardar quatro semanas após a coleta da amostra.

— Quem já teve a Covid-19 pode tomar a vacina?

Pode. A indicação é que a imunização ocorra quatro semanas após o início dos sintomas ou após a coleta do PCR positivo.

— Gestantes, lactantes e puérperas podem ser imunizadas?

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas em uso não foram avaliadas neste grupo. Contudo, testes feitos em animais não demonstraram risco de malformações. As mulheres, pertencentes a um dos grupos prioritários, que se apresentem nestas condições (gestantes, lactantes ou puérperas), a vacinação poderá ser realizada após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios e com decisão compartilhada, entre a mulher e seu médico prescritor. As gestantes, lactantes ou puérperas devem ser informadas sobre os dados de eficácia e segurança das vacinas conhecidos assim como os dados ainda não disponíveis. Caso a lactante opte pela vacinação, o aleitamento materno não deve ser interrompido. 

 Quem tem uma doença pré-existente ou utiliza remédio controlado pode ser vacinado?

A contraindicação da vacina é apenas para aquelas pessoas que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos componentes do imunizante, além daquelas que apresentaram reação alérgica intensa confirmada ao tomar uma dose anterior de uma vacina contra a Covid-19.

— O indivíduo precisa ficar alguns dias sem tomar bebida alcoólica antes ou depois de ser imunizado?

Não há esse tipo de contraindicação.  

— A vacina pode modificar o DNA de quem fez uso?

Não. Elas não têm o poder de modificar o código genético de células humanas.

— Quem tem alergia a ovo pode tomar a vacina?  

Sim. Nenhuma das duas vacinas utilizadas até o momento contém proteína do ovo na sua composição.

— Existe alguma recomendação especial para pacientes que fazem uso de imunoglobulina humana? 

 Sim. Esses pacientes devem ser vacinados com pelo menos um mês de intervalo entre a administração da imunoglobulina e a vacina. Assim, não haverá interferência na resposta imunológica do indivíduo. 

— Pacientes que usam anticoagulantes podem fazer a vacina e pode ter alguma reação? 

Sim. Os antiagregantes plaquetários não implicam em impedimento à vacinação e devem ser mantidos. O uso de injeção intramuscular em pacientes sob uso crônico de antiagregantes plaquetários é prática corrente, portanto considerado seguro.  Não há relatos de interação entre os anticoagulantes em uso no Brasil – varfarina, apixabana, dabigatrana, edoxabana e rivaroxabana – com vacinas. Portanto deve ser mantida conforme a prescrição do médico assistente. Por cautela, a vacina pode ser administrada o mais longe possível da última dose do anticoagulante direto. Esses pacientes podem ficar com hematomas no local da aplicação da vacina. O recomendado é colocar gelo por 5 minutos após a vacinação para diminuir o risco.

***

Para saber mais sobre a vacinação na sua cidade, acesse os canais disponibilizados pelo município onde mora. Informações sobre a Covid 19 em Pernambuco estão disponíveis aqui no site https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. Você também pode telefonar para o número 162, enviar suas dúvidas para a ouvidoria através do link http://200.238.112.13:8080/ModuloCidadao/atendimento_edit.xhtml e acompanhar nossos perfis no Facebook, Instagram e Youtube, ou ainda assinar nosso boletim entregue via WhatsApp (envie uma mensagem para (81) 9488-3776 e salve esse contato na agenda do seu celular), para se manter atualizado sobre o assunto.