Profissionais de saúde de Pernambuco participam do último dia da I Mostra de Experiências Exitosas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, nesta sexta-feira (14.12). O evento, que começou ontem (13.12), foi elaborado como forma de reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos no campo da saúde do trabalhador em diversos municípios e pelas Gerências Regionais de Saúde (Geres) nos últimos dois anos. A Mostra acontece no Hotel Atlante Plaza, na zona sul do Recife.

Os trabalhos que serão apresentados durante a I Mostra são resultados do Curso de Aperfeiçoamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador, promovido pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e pela Gerência de Atenção a Saúde do Trabalhador, em parceria com a Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE). O curso formou cerca de 100 profissionais de saúde do Sertão, Agreste e Região Metropolitana do Recife (RMR), impulsionando o desenvolvimento de ações exitosas em todas as regiões do Estado.

Dentro da proposta de disseminar o conhecimento e promover a valorização dos diferentes profissionais que atuam de forma criativa, pró-ativa e inovadora na área, a programação desta sexta-feira discuti sobre Controle social e Educação Permanente Moderadora. A frente do debate, a diretora da Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE), Célia Borges.

A gerente estadual de Saúde do trabalhador, Adriana Guerra, destacou a importância da realização do evento. “É fundamental organizar processos formativos bem estruturados com toda a rede e o formato desse curso nos trouxe modelos teóricos presenciais seguidos de atividades práticas compatíveis com as atribuições dos alunos dentro da rede. Isso permitiu que o curso tivesse uma conotação prática, voltada para o serviço”, disse.

Durante o evento, também aconteceu a apresentação das ações desenvolvidas pelos municípios prioritários do Plano de Vigilância de Populações Expostas à Agrotóxicos que foram avaliadas por uma comissão formada por profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Estadual, Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde (SEVS) e da ESPPE.

No primeiro dia da Mostra, explanações sobre o Plano de Vigilância de Populações Expostas à Agrotóxicos, com a representante do Fórum Pernambucano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, Susiane Lopes. A coordenadora geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Élem Sampaio, explanou sobre Informação em Saúde Moderadora. O primeiro dia foi encerrado com o tema: Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, explanado pelo Apoiador de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest Estadual de Pernambuco, Pedro Albuquerque.

Foram convidados para o evento diretores, gerentes, coordenadores e técnicos de vigilância em saúde do nível central e dos núcleos hospitalares, representantes dos Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador, das Geres e dos municípios.