Na coletiva de imprensa desta terça-feira (25.08), o secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que as análises dos dados epidemiológicos da última semana apontam para a continuidade da queda nos indicadores da doença, embora de forma heterogênea no Estado. Com relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), houve uma queda de 1,9% em relação à semana anterior (SE 33). 

Entre os óbitos, a redução das mortes por Srag foi na ordem de 24,9% em relação à semana 33 e, no acumulado de 2 semanas (na comparação com a SE 32), a queda foi mais expressiva, de 42,2%. Com relação aos óbitos de síndrome respiratória confirmados para a Covid-19, a queda, da semana 33 para a 34, foi de 23%.

Na análise regional, a III Macrorregião de Saúde, que tem como cidades-polo Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, foi a única que apresentou uma tendência de aumento. "Por isso, estamos observando esta região, com maior detalhe, na evolução  inclusive dessa próxima semana, os indicadores todos,  para avaliar medidas mais rígidas que poderão vir a ser necessárias para esses municípios", informou o secretário André Longo.

CASOS EM CRIANÇAS - Na coletiva também foi feita uma análise da incidência da Covid-19 entre as crianças. Ao todo, foram registramos 647 ocorrências de Srag na faixa etária até 14 anos, sendo 316 casos em criança de até 1 ano; 227 de 2 a 9 anos; e 104 de 10 a 14 anos. Com relação aos óbitos, foram 48: 26 na faixa etária até 1 ano; 18 em crianças de 2 aos 9 anos; e 4 de 10 a 14.

Assim, os casos graves em crianças de 0 a 14 anos correspondem a 2,5% do total de ocorrências de Srag por Covid-19 e 0,6% do total de óbitos. Com relação à proporção de positividade para Covid dos casos de Srag, a média em Pernambuco, desde o início da doença, está em 53% em todas as idades. Já entre as crianças com Srag, essa proporção de positividade é menor, de 26%.

"Estes dados corroboram os relatos e estudos consolidados dentro e fora do Brasil, que apontam que, apesar de serem igualmente propensas a se infectarem pela Covid-19, as crianças apresentam menor risco de desenvolver a forma grave da doença. Mas precisamos reforçar que ninguém está imune ao vírus e todos podem se tornar vítimas da doença, até crianças. Por isso, todos, adultos e crianças, devem seguir as regras protocolares de educação sanitária hoje preconizadas, devendo sempre lavar as mãos com mais frequência, adotar o distanciamento social e usar a máscara corretamente todas as vezes que sair de casa", pontuou o secretário estadual.

Para prestar assistência a esse público, Pernambuco possui mais de 100 leitos voltados para bebês e crianças em Pernambuco, sendo 37 de terapia intensiva. Atualmente, a ocupação média destas vagas está em 64%. Dentro do planejamento da SES-PE para a ampliação desta rede, foram abertas, nas últimas semanas, 10 leitos de UTI neonatal no Imip;  e 10 novos leitos de UTI pediátrica e 17 de enfermaria para crianças no Hospital Barão de Lucena. 

"Estamos avaliando as possibilidades de ampliação de novas vagas junto aos serviços de referência para Covid-19", disse o secretário André Longo.