A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (Sevs) promoverá, entre os dias 19 a 21 de junho, no Mar Hotel Conventions, Zona Sul do Recife, o I Seminário de Experiências e Inovações da Vigilância em Saúde de Pernambuco. O encontro, além de promover o compartilhamento de experiências e iniciativas inovadoras na área, incentivará a valorização dos profissionais que atuam na rede estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).  Destinado a gestores e técnicos atuantes no âmbito da vigilância em saúde (VS), a programação tem presenças confirmadas de renomados palestrantes.

Além dos tradicionais debates, o Seminário contará com mostras competitivas, que revelarão experiências exitosas em seis temáticas de vigilância em saúde, realizadas por profissionais das regiões de saúde e dos municípios pernambucanos. O evento homenageará ainda a trajetória de profissionais pernambucanos que muito contribuíram para vigilância em saúde do Estado e que servem como referência para os que buscam o aperfeiçoamento da gestão do SUS.

A mesa de abertura, às 16h do dia 19.06, será composta pelo secretário estadual de Saúde, Iran Costa; a secretária executiva de vigilância em saúde, Luciana Albuquerque; o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia; o representante da Organização Panamericana de Saúde (Opas) no Brasil, Joaquín Molina; o chefe da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Osnei Okumoto; o diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão; e o presidente do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), Gilliatt Falbo.

A conferência de abertura, Avanços e Desafios na História Recente da Vigilância em Saúde, será comandada pelo médico Djalma Agripino, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). O psicólogo Rossandro Klinjey ministrará a palestra 'Aprendendo a mudar, quebrar velhos modelos para inovar', que encerra as atividades ligadas ao conteúdo científico do encontro.  O último dia contará ainda com a cerimônia de premiação dos finalistas das Mostras Competitivas e o lançamento do Comitê Estadual Técnico Gestor da Hanseníase de Pernambuco.

Mais informações no site do evento: https://www.seminariovs.saude.pe.gov.br/.

Comitê gestor da hanseníase - A diretoria geral de controle de doenças e agravos lançará oficialmente no I Seminário de Experiências e Inovações da Vigilância em Saúde o Comitê Estadual Técnico Gestor da Hanseníase. A criação da comissão marca as ações da Secretaria Estadual de Saúde em alusão ao Dia Estadual de Luta contra a Hanseníase, lembrado no último dia 6. Os esforços visam combater o alto índice de endemicidade na detecção da doença em Pernambuco, mesmo com todas as ações de prevenção e controle.