Dando continuidade às etapas da III Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANT-PS), a III Macrorregião de Saúde, em Serra Talhada, sediou, nessa terça-feira (04/12), o terceiro dos quatro encontros da mostra, contando com a participação de 7 profissionais das VI,VII, X e XI Geres e de 45 profissionais de municípios, com apresentação de 17 experiências de 11 municípios. As atividades aconteceram na Câmara de Vereadores do município.

Foram premiados os municípios de Brejinho (1º colocado, com a experiência “Atividades lúdicas de educação alimentar e nutricional aplicada em escolas públicas no município de Brejinho PE para uma vida mais saudável”; e 2º colocado, com a experiência “Grupo bom dia com saúde: Um relato de experiência.”) e Solidão (3º colocado, com a experiência “Combate ao medo/ansiedade do dentista em pré-escolares do município de Solidão-PE.”).

A título de premiação, as três experiências mais votadas receberam uma declaração indicativa da colocação alcançada e uma muda da planta Boca de Leão (nome científico: Antirrhinum majus), identificada pela equipe da GVDANT-PS devido ao simbolismo dessa flor, que remete à cumplicidade e ao cuidado com o outro, de forma que remete à missão e ao compromisso das práticas no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, contemplar como prêmio o significado das flores remete à produção, renovação e atualização do “fazer” saúde, que necessita o constante cuidado e comprometimento dos gestores e profissionais.

Outro destaque da III Mostra de DANT-PS foi à apresentação do Cordel “Apague essa ideia”, alusivo à cessação do tabagismo, além do texto temático do cartaz “Veja Bem Motociclista”. Esses materiais, e outros do elenco de Vigilância de DANT e Promoção da Saúde, produzidos pela SES, foram distribuídos aos representantes dos municípios presentes no evento e estão disponíveis aos interessados em incluir em suas programações de saúde propostas de ação/atividades de vigilância, prevenção e promoção da saúde.

A IV e última Mostra ocorrerá em Petrolina, Sertão do Estado, no dia 13 de dezembro.