Por meio da Gerência de Atenção à Saúde do Trabalhador, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) estará presente na III Marcha Pernambuco contra o Trabalho Infantil, que ocorrerá na próxima quinta-feira (08/10). Promovida pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe), a ação marca a Semana da Criança e espera chamar a atenção da população essa grave violação de direitos da criança e do adolescente, que atinge mais de 3,5 milhões de brasileiros, segundo dados divulgados recentemente na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD/IBGE).

A concentração para a Marcha terá início a partir das 14h, na Praça Oswaldo Cruz. O percurso segue pela av. Conde da Boa Vista, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel, encerrando na Praça da República. Ao término da marcha, os representantes do Fepetipe entregarão uma carta ao Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, com dados sobre o trabalho infantil em Pernambuco, os quais indicam um aumento significativo de casos de trabalho infantil, mostrando que não temos políticas e ações eficazes na prevenção e erradicação desta violação de direito da criança e do adolescente. Antes e durante a Marcha, haverá apresentações culturais, como de dança e percussão, e também, um painel interativo.

A organização da Marcha também vem se articulando a partir das redes sociais, onde estarão divulgando o evento através da hastag #MarchaPEcontraOTrabalhoInfantil. O objetivo é que as pessoas possam compartilhar mensagens nas redes sociais referente ao trabalho infantil.

O objetivo da Marcha é conclamar a sociedade e órgãos de defesa de direitos a abrir os olhos para a causa do trabalho infantil em Pernambuco, pois muitas vezes esse tipo de trabalho se dá de forma silenciosa e naturalizada. Além da visibilidade ao tema, a mobilização busca chamar a atenção da sociedade acerca de sua responsabilidade no combate ao trabalho infantil.