Até a sexta-feira (25/04), ocorre a Oficina de Trabalho sobre Avaliação de Desempenho de Intervenções em Saúde, que integra o protocolo de cooperação técnica estabelecido entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por intermédio da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS), e a Universidade de Montreal (Canadá), com o apoio da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), onde estão sendo realizadas as atividades. 
 
Durante o encontro, estão sendo analisados e debatidos seis projetos de pesquisa, que se constituíram em dissertações de mestrado de profissionais, técnicos da Sevs/SES-PE, que trabalham na Vigilância em Saúde em Pernambuco. A oficina conta com a presença dos professores François Champagne e Geneviéve Ste. Marie, da Universidade de Montreal e dos docentes do programa de pós-graduação em Avaliação em Saúde do Imip, onde os técnicos da Sevs concluíram o mestrado profissional em Avaliação em Saúde.
 
Os técnicos da Sevs/SES, junto com os pesquisadores do Grupo de Pesquisas de Gestão e Avaliação em Saúde (Geas) do Imip, desenvolveram Estudos de Avaliação de Desempenho (AD) da Vigilância em Saúde no Estado, a partir do modelo Egipss (Evaluation Globale Integrée de Performance des Sistemas et Services), desenvolvido, entre outros autores, pelo professor visitante François Champagne e por André-Piérre Contandriopoulos.
 
O secretário executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto, que também é docente-pesquisador do Geas/Imip, enfatiza a oportunidade da discussão com os pesquisadores canadenses sobre a metodologia e a análise dos dados oriundos dos estudos de avaliação de desempenho desenvolvidos pelos alunos e orientadores do mestrado profissional, enfatizando o aprimoramento e a qualificação técnico-científica dos profissionais da Sevs. Ela ainda lembra que faz parte da cooperação interinstitucional o desenvolvimento e a disseminação dos resultados, por intermédio de artigos científicos sobre os estudos avaliativos realizados e publicações técnicas para os profissionais do SUS estadual. 
 
Conteúdo Relacionado