De acordo com o 6º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), que monitora a quantidade de imóveis com a presença de larvas do mosquito, 132 municípios estão em situação de risco para transmissão elevada das arboviroses, sendo 44 em situação de risco de surto e 88 em situação de alerta. Outros 50 apresentaram índices satisfatórios, o maior quantitativo desde o 1º LIRAa deste ano. 
 
"É importante esse aumento no número de municípios com situação satisfatória, mas temos 71% das cidades pernambucanas em risco de surto ou situação de alerta. Com a proximidade do verão, que tem o clima ideal para que o mosquito Aedes aegypti se prolifere, precisamos continuar reforçando a importância de todos estarem vigilantes. Os municípios precisam intensificar suas ações de campo e de mobilização da sociedade. E todos nós pernambucanos precisamos continuar fazendo rondas periódicas nas nossas casas e nos entornos para descartar os recipientes que podem se tornar um local para depósito dos ovos do Aedes. Basta uma tampa de garrafa para que a larva se desenvolva, o que mostra a importância desse trabalho", afirma a gerente do Programa de Controle das Arboviroses da SES, Claudenice Pontes. 
 
Até o dia 18.11, Pernambuco notificou 15.097 casos de dengue (4.610 confirmados e 6.354 descartados), 4.456 de chikungunya (1.082 confirmados e 2.386 descartados) e 712 de zika (334 descartados). Em relação aos óbitos, foram 113 notificações, com 2 confirmações para dengue e 1 para chikungunya, além de 45 descartes. 
 
Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:
 
- Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
 
- Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
 
- Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.
 
- Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
 
- Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
 
- Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
 
- Encha os pratinhos de plantas com areia.
 
- Retire a água acumulada sobre a laje.
 
- Mantenha as calhas d’água limpas.