Terminou nesta sexta-feira (25.05) uma capacitação na técnica de aplicação e leitura da prova tuberculínica (PPD), o exame mais importante para o diagnóstico da infecção latente da tuberculose (ILTB) no Brasil. O treinamento é resultado de uma parceria entre a Fiocruz Pernambuco e o Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT/PE).

Três profissionais, da Fiocruz e dos municípios de Camaragibe e Ipojuca, foram capacitados para aplicar o exame. O PECT deve realizar outro treinamento em prova tuberculínica no mês de julho para profissionais de outros municípios da I Gerência Regional de Saúde (Geres).

O tratamento da doença é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos postos de saúde e dura, em média, seis meses. A boa adesão à medicação evita que o paciente transmita a doença ou desenvolva formas mais graves da enfermidade. Em 2017, foram registrados 4.650 casos de tuberculose em Pernambuco.

A DOENÇA - A tuberculose, doença curável e com tratamento gratuito, afeta principalmente os pulmões. Há também a forma extrapulmonar (não contagiosa), ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras. A enfermidade é transmitida pelo bacilo de Koch. A forma pulmonar bacilífera (contagiosa) é a mais relevante em saúde pública por ser a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão. A busca ativa do paciente sintomático respiratório constitui-se na principal estratégia de controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares.

Os sintomas clássicos da tuberculose pulmonar são: tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais devem procurar um serviço de saúde mais próximo para a avaliação clínica e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito.