O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), continua com atividades alusivas ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Nesta quarta (13.12),  a partir das 17h, a equipe do Programa Estadual de IST/Aids estará ofertando testes rápidos para detecção de HIV e sífilis na Praça Viaduto Geraldo Melo, no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Já na sexta-feira (15.12), a partir das 16h, a ação será no Pátio da Igreja do Carmo, no bairro de Santo Antônio, no Recife. 
 
As testagens, gratuitas, serão feitas dentro do trailer do programa Quero Fazer, com garantia de discrição no momento do atendimento, que dura cerca de 30 minutos, tempo para que seja feito o exame e o aconselhamento. Nos casos positivos, ainda é realizado o encaminhamento do paciente para o serviço de referência para o tratamento. Também são ofertados preservativos e gel lubrificante. A ação é uma parceria do Governo de Pernambuco com o apoio da Aids Healthcare Foundation (AHF).
 
Em Pernambuco, desde o início das notificações, no ano de 1983, até 24.10.2017, foram registrados 25.218 casos de Aids. No mesmo período, foram 10.772 óbitos ligados à doença.