Com o objetivo de discutir a situação epidemiológica e vetorial das arboviroses no Estado de Pernambuco, aconteceu, na manhã desta segunda-feira (17/04), a primeira reunião do Comitê de Mobilização Social de Controle e Prevenção das Arboviroses em 2017 no Auditório da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi.

Na reunião, foram discutidos temas de prevenção e conscientização como o atual cenário de abastecimento d’água no Estado de Pernambuco e municípios em situação de colapso e perspectivas para a regularidade do abastecimento; o cenário climático e previsões de precipitações para o Estado em 2017 e ações educativas da Defesa Civil e Celpe para o controle e combate do Aedes aegypti (Dengue, Zika e Chikungunya) no Estado. Apac e Compesa também participaram do evento.

Cerca de 80 pessoas compareceram à reunião com alunos do Colégio Estadual Educador Paulo Freire, localizado na Abdias de Carvalho, que assistiram a apresentação bem humorada do personagem Mané Goteira promovido pela Defesa Civil. A apresentação foi sobre a importância de se economizar água e os cuidados que todos devem ter para combater o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya.

“Pernambuco é um Estado que teve um número elevado de microcefalia provocado pelas arboviroses e com a campanha de prevenção podemos evitar uma nova epidemia e reduzir os casos de morte provocado pelas doenças”, comentou Wellinton Tavares, integrante da Gerência de Vigilância das Arboviroses da SES.

 

O Comitê de Mobilização Social de Controle e Prevenção das Arboviroses já tem parceria com entidades públicas e privadas como os correios, Celpe, Compesa, Apac, Defesa Civil, Bancos, Clubes de Futebol (Náutico, Santa Cruz e Sport), assim como as Universidades (Católica e Federal).  A intenção é mobilizar cada vez mais parceiros.