A Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVS/SES-PE) realizou, na última quinta-feira (06.07), em parceria com a Igreja Batista Nova Aliança de Itamaracá, uma ação de prevenção e controle do tracoma, na comunidade na qual a igreja é atuante. A atividade foi realizada por uma equipe composta de examinadores habilitados no diagnóstico do tracoma (SEVS/SES/PE) e assessores técnicos do Programa SANAR.

O público total examinado foi de 164 pessoas, das quais três tiveram registrados casos positivos para o tracoma, obtendo uma taxa de detecção de 1,8%. 73% eram do sexo feminino e 63% encontravam-se na faixa etária de 18 a 59 anos. Dentre os positivos diagnosticados todos eram do sexo feminino, sendo uma criança menor de 10 anos e outra menor de 15 anos. Os três casos positivos diagnosticados foram tratados, assim como 14 conviventes.

“O tracoma é uma doença inflamatória ocular causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. É a mais importante causa de cegueira evitável no mundo”, explica o coordenador do SANAR, José Alexandre Menezes. Segundo ele, trata-se de um agravo negligenciado e de impacto na saúde pública e cuja transmissão ocorre de forma direta, de olho para olho, ou de forma indireta, através de objetos contaminados.

“Os insetos podem atuar como vetores mecânicos, em especial a mosca doméstica e a mosca Hippelates sp (lambe-olhos). Todos os indivíduos são suscetíveis à doença, sendo que crianças são mais susceptíveis”, diz.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima a existência de 200 milhões de pessoas vivendo em áreas endêmicas para o tracoma, correndo o risco de terem sérios prejuízos visuais e cegueira. A doença encontra-se em processo de eliminação enquanto problema de saúde pública até o ano de 2020.

Precauções para evitar o tracoma:

(1)       Lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia;

(2)       Não coçar os olhos;

(3)       Usar toalhas de banho e rosto, lençóis de cama e fronha limpos.