A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta quinta-feira (09/10), o Fórum de Discussão sobre Sífilis e HIV/Aids para oito municípios prioritários - Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Paulista, Goiana, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. O evento, que terá a participação da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, será no auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), no Espinheiro, a partir das 9h.

O objetivo é discutir as estratégias para o enfrentamento da sífilis e do HIV/aids no Estado e traçar um plano de enfrentamento das doenças nessas oito cidades prioritárias, que somam quase 70% dos casos de sífilis e aids registrados em Pernambuco. No Estado, o número de casos de aids em 2013 foi de 1.529, sendo os oito municípios responsáveis por 933 deles, ou seja, 61,4%. Já os casos de sífilis congênita, em 2013, chegaram a 945, sendo 667 registrados nas cidades prioritárias, ou seja, 70,5%.

"Serão apresentados dados mundiais, depois nacionais e chegaremos à situação em Pernambuco, focando nesses municípios de maior incidência e registro de casos. Esse panorama dará uma noção de como está Pernambuco em relação aos números do País. Mostraremos nossa rede de assistência e indicadores pactuados com esses municípios", comenta o gerente de Prevenção e Controle da Aids e outras DSTs da SES, François Figueiroa.

Participarão do encontro profissionais de saúde e equipes técnicas das áreas de Assistência, Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Regulação, Laboratório, Programa Municipal de DST//HIV/Aids, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

SAIBA MAIS:

Sífilis

A doença – A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida, principalmente, pela relação sexual desprotegida. Quando a gestante tem sífilis e não trata, pode infectar o seu bebê ainda na barriga, causado a sífilis congênita, que pode causar aborto na grávida ou malformação no feto. Quando a criança sobrevive, pode desenvolver problemas de audição, de visão e até mesmo no sistema ósseo.

Sinais e sintomas – A doença se apresenta em três estágios. Os principais sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença. Um dos primeiros sintomas é uma ferida no órgão genital, que não doe, nem arde e desaparece rapidamente. Apenas o exame, realizado em qualquer posto de saúde ou CTA, pode identificar se alguém está ou não com a doença.

Tratamento – A sífilis tem cura. O tratamento é simples está disponível gratuitamente nos postos de saúde. Tanto a gestante, quanto o seu companheiro precisam fazer o tratamento completo para evitar a transmissão para o bebê. Para que não ocorra a transmissão vertical, é necessário que o tratamento ocorra até 30 dias antes do parto.

Aids

A doença –  A aids é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Duas formas existentes destes vírus são de conhecimento em todo o mundo, o HIV-1, de maior circulação mundial (inclusive no Brasil), e o HIV-2, mais comumente encontrado no continente africano. A infecção pelo HIV pode ocorrer através do contato sexual; pelo sangue contaminado; pela forma vertical (da mãe para seu bebê) na gestação e/ou parto, ou ainda, pela amamentação.

Sinais e sintomas – As manifestações clínicas após infecção com o vírus do HIV dividem-se em quatro fases: Infecção aguda: semelhante a um quadro de gripe ou mesmo de mononucleose com febre, adenopatia (aumento de gânglios linfáticos), faringite, mialgia (dor muscular), entre outros sintomas; Fase assintomática (sem sintomas): que pode durar meses ou anos; Fase sintomática inicial: sinais e sintomas específicos cuja intensidade é variável, apresentando doenças oportunistas de menor gravidade, como a candidíase oral (sapinho), além de outros sintomas com duração superior a um mês sem causa identificada, como a diarreia, febre, entre outros sintomas.

Tratamento – Muitos indivíduos podem estar infectados pelo HIV sem saber, pois os sintomas nem sempre aparecem no início da infecção, ou ainda podem ser confundidos com os da gripe. Por isso, é muito importante manter relações sexuais protegidas com a camisinha. Todo individuo que já se expôs ao risco de contrair o HIV, assim como todas as gestantes devem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) mais próximo de sua residência para receber orientações e realizar exames, tanto de detecção do HIV quanto para outras DSTs (Sífilis e Hepatites B e C). Desta forma, podem ter seu diagnóstico em tempo hábil visando seu tratamento, controle e, acima de tudo, melhor qualidade de vida.