No Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado na última terça-feira (1º/12), a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de DST/Aids, realizou ação no Pátio de São Pedro, Centro do Recife, com testagem gratuita para HIV e sífilis. Ao todo, 235 pessoas foram testadas.
 
Do total de testes, 8 deram positivo para HIV. Todos foram encaminhados para serviços de referência para que possam começar o tratamento. No caso da sífilis, 59 testes deram positivo. "Estes necessitam de um outro teste no laboratório para saber se é uma doença atual ou uma cicatriz imunológica do passado", reformaça o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa. 
 
Desde 1983, Pernambuco registrou 21.990 casos de Aids, sendo 14.249 em homens e 7.741 em mulheres. Os óbitos totalizam 6.919 casos. "A principal forma de transmissão continuam sendo as relações sexuais sem uso correto do preservativo, é preciso que haja conscientização", pontua François Figueiroa.
 
Segundo ele, uma das estratégias mais atuais para conter o avanço da epidemia do HIV (período de infecção pelo vírus) e deter o avanço da epidemia da Aids (desenvolvimento do quadro de doenças) é o tratamento como prevenção. Para isso, o diagnóstico precoce da infecção do HIV é fundamental, pois possibilita o uso do coquetel antes que a pessoa adoeça, ou seja, antes que o quadro de Aids se instale. Também fazendo parte da ação, serão distribuídas camisinhas, gel lubrificante e folders educativos.
 
Durante todo o mês de dezembro serão disponibilizados preservativos, gel lubrificante, folders informativos e cartazes para os municípios, empresas, serviços de saúde, ONGs, faculdades e outras instituições que desenvolverão atividades de prevenção com seu público atendido. Atividades de exposição dialogadas sobre prevenção em empresas públicas e privadas e colégios também estão sendo agendadas para esta primeira semana de dezembro.