O Governo de Pernambuco tem percorrido o Estado com a 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco. Além das ações de escuta e planejamento conjunto com a população, o evento também tem contado com atividades de prevenção e diagnóstico das infecções sexualmente transmissíveis (IST), por meio do projeto Prevenção para Tod@s. Nesta semana, o ônibus da iniciativa estará no Recife (04.09), Garanhuns (05.09) e Caruaru (06.09) – endereços disponíveis abaixo – , sempre das 9h às 14h, ofertando testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. A capacidade é acolher 100 pessoas em cada dia.

O atendimento para a testagem rápida dura, em média, 30 minutos. O tempo é necessário para que sejam feitos os testes, haja o aconselhamento e sejam entregues os resultados. Em caso positivo de HIV, o paciente já sai referenciado para fazer o tratamento em uma unidade especializada. Já em relação à sífilis e hepatites, o paciente é encaminhado para realizar um segundo exame confirmatório. Importante ressaltar que todo o processo garante o sigilo do atendimento. 

“No último mês de julho, percorremos todas as regiões do Estado ofertando testagem rápida das IST e capacitando os profissionais de saúde sobre o assunto. Estamos trabalhando fortemente para ampliar a oferta dos testes na rede de saúde e para que a população saiba da existência do exame, que é gratuito e pode diagnosticar precocemente o HIV, a sífilis e as hepatites B e C, possibilitando o tratamento, também gratuito, em tempo oportuno”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além dos testes, serão entregues camisinhas e saches de gel lubrificante para a população. O projeto Prevenção para Tod@s é uma parceria da SES-PE com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

TESTAGEM DE IST – das 9h às 14h

04.09 – Recife

Parque Santos Dumont (R. Alm. Nelsom Fernandes, S/N, Boa Viagem)

05.09 – Garanhuns

ETE Ariano Vilar Suassuna (Av. Bom Pastor, Boa Vista)

06.09 – Caruaru

EREM Professor Lisboa (R. Lagoa do Ouro, 1, Jardim Boa Vista)