O Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus de Juazeiro (BA), recebeu, nestas quarta (22) e quinta-feira (23), o I Seminário de Vigilância em Saúde da Rede PEBA e Univasf e o II Fórum de Vigilância em Saúde do Sertão do São Francisco. o encontro, que teve como tema “O Fortalecimento da Vigilância em Saúde em defesa do SUS universal e integral”, contou com a presença decerca de 500 participantes, dentre eles, gerentes, diretores e técnicos representantes da rede estadual de saúde de Pernambuco e Bahia, profissionais e gestores da saúde dos municípios que compõe a rede PEBA, além de graduando, residentes, mestrandos  e professores de instituições de ensino superior locais.

A programação contou com dois painéis, abordando temas como “A vigilância em saúde como espaço de articulação  intersetorial e promoção da saúde” e “Desafios no Enfretamento das doenças emergentes e reemergentes”. Palestraram a professora Ângela Carneiro (Colegiado de Enfermagem-Univasf), Sandra Souza (SES-PE), Tatiane Portal (MS), Patrícia Carvalho (SES-PE), Claudenice Pontes (SES-PE) e Marcela Abath (SES-PE). Ocorreram também oficinas que abordaram temas que se constituem nas principais problemáticas enfrentadas pela Rede em relação à Vigilância em Saúde como: Vigilância do óbito, Hanseníase e Tuberculose, Atualização em imunização, Doenças negligenciadas, Arboviroses, e Sífilis Congênita.