Começou, na última segunda-feira (29), a imunização contra influenza para os profissionais da saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada (UPAE) e Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina. A iniciativa faz parte da campanha nacional contra o vírus e os trabalhadores da saúde fazem parte do grupo prioritário, assim como professores, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos com mais de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos.

Vale lembrar que na UPAE e HDM a vacinação é apenas para profissionais da casa. Demais pessoas devem procurar a atenção básica do município (postos de saúde).

De acordo com a enfermeira gerente de epidemiologia, Simone Teixeira, todo ano a UPAE participa das campanhas de vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde. “Nós solicitamos as doses de acordo com o nosso percentual de profissionais e sempre que as vacinas são disponibilizadas pela secretaria nós ofertamos”, informa.

Na UPAE a campanha prossegue até sexta-feira (03.05) e no Dom Malan acontece nos dias 29 e 30.04 / 08 e 09.05. “A nossa meta é atender a todos, inclusive os residentes, estudantes e colaboradores”, ressalta a enfermeira do trabalho do HDM, Ana Cecília.

Sobre a vacina

Produzida pelo Instituto Butantan, a dose venosa protege contra três vírus da influenza A(H1N1), A(H3N2) e B e reduz complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo.

O Ministério da Saúde orienta que, em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, deve se adiar a vacinação até a resolução do quadro, para evitar que se atribua à vacinação as manifestações da doença.