A equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) participou, nesta quinta-feira (20), de um treinamento sobre Fluxo de Acidentes por Material Biológico com o Núcleo de Educação Permanente do serviço (NEP) e o Centro de Testagem e Aconselhamento do município (CTA).

Foram abordadas as principais mudanças neste fluxo e os profissionais foram capacitados para realização do teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C. “Antes dessa mudança, se a fonte fosse conhecida e negativa para essas doenças, o profissional não precisava tomar a profilaxia. Hoje, por segurança, todos os profissionais vítimas de acidente de trabalho com perfurocortante devem ser encaminhados para o tratamento”, esclarece a enfermeira gerente do NEP, Andreska Ferreira.

Outra novidade é que a UPAE passará a dispor de todos os testes rápidos citados acima (para os seus profissionais). “A gente só fazia o teste de HIV. Agora teremos também de sífilis e hepatite, como também profissionais aptos a realizá-los”, ressalta. O grande beneficiário destas ações é o trabalhador. “Dessa forma oferecemos uma maior segurança ao nosso colaborador”, justifica.

O treinamento teve como público alvo neste primeiro momento os enfermeiros, médicos e equipe de farmácia.  Como palestrantes, os representantes do CTA: Anderson Rodrigues, Ionaria Régia e Karelly Oliveira.