Nesse início de ano, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) comemora mais um dado. Em dois anos, o serviço reduziu em mais de 50% o número de acidentes com perfurocortantes e materiais biológicos. “Em 2017 foram 28 acidentes e em 2018 apenas 13, uma redução real de 53,57%. Isso sem falar que este ano, até a data de hoje [05.02] nós não tivemos nenhum acidente do tipo”, informa o técnico em segurança do trabalho, José Guilherme Castro.

De acordo com a coordenadora geral Grazziela Franklin, o resultado é fruto de um trabalho integrado do Núcleo de Educação Permanente, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).

“Durante todo o ano nós realizamos um trabalho educativo voltado para os nossos funcionários e colaboradores. Isso inclui palestras, panfletagem, sensibilização e até a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que sempre traz esse tema para discussão. Então, podemos ver que esse esforço tem surtido um efeito bem positivo”, ressalta.

Os acidentes de trabalho com material biológico e/ou perfurocortantes apresentam alta incidência entre os profissionais da saúde devido aos inúmeros riscos ocupacionais a que esses trabalhadores estão expostos.

Para diminuir essas ocorrências é preciso adotar medidas de biossegurança (como o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI), mudanças no comportamento e organização no ambiente de trabalho; além do desenvolvimento de estratégias e programas de capacitação profissional que possibilitem aos profissionais de saúde o desempenho das duas atividades laborais com segurança e confiança, como a UPAE Petrolina tem feito.